A equipe do Twitter acabou de anunciar mais alterações na forma como as contas vão ser verificadas na plataforma. Após causar um tumulto entre os usuários ao tornar a verificação um processo pago e aberto para qualquer um, Musk agora vai implementar um esquema de selo de verificação duplo. Veja como vai funcionar.
Verificação de contas é motivo de discórdia no Twitter
Essa é a segunda vez, em apenas alguns dias, que Musk tem que mexer na forma como a verificação vai funcionar. Na verdade, a primeira foi uma alteração de privacidade, onde a rede social passou a banir pessoas usando contas fake para se fazer passar por outras.
Rumores indicam que ele só iniciou os banimentos porque logo após anunciar que a verificação de contas seria paga, vários usuários começaram a alterar seus nomes de usuários para Elon Musk, compartilhando os tweets mais hilários enquanto tiravam uma com a cara do dono da plataforma.
Mas colocando brincadeiras e banimentos a parte, as verificações pagas levantaram questões sérias a respeito da privacidade e segurança do Twitter. Na teoria, qualquer um poderia se passar por uma figura importante e compartilhar o que quisesse com o nome daquela pessoa, o que Musk sentiu na pele.
A situação serviu para que a rede social desenvolvesse um segundo selo de verificação, diferente do encontrado no Twitter Blue, que vai adicionara uma marca com a palavra “oficial” em contas elegíveis.
Twitter ganha selo de verificação duplo
Revelada por Esther Crawford, que trabalha no novo serviço de assinatura da plataforma, a novidade visa diminuir o número de contas fakes ao marcar os perfis oficiais após fazer uma verificação de identidade, recurso não encontrado na Twitter Blue.
A lot of folks have asked about how you'll be able to distinguish between @TwitterBlue subscribers with blue checkmarks and accounts that are verified as official, which is why we’re introducing the “Official" label to select accounts when we launch. pic.twitter.com/0p2Ae5nWpO
— Esther Crawford ✨ (@esthercrawford) November 8, 2022
“Muitas pessoas perguntaram sobre como você poderá distinguir entre assinantes @TwitterBlue com selo azul e contas verificadas como oficiais, e é por isso que estamos introduzindo o rótulo “Oficial” para selecionar contas quando lançarmos.”
De início, a nova verificação vai estar disponível apenas para perfis relacionados a governos, empresas, figuras públicas e grandes perfis relacionados com veiculação de notícias.
A empresa ainda não detalhou como o processo via acontecer, nem quais os critérios ou forma de solicitar a verificação de identidade, mas deixou claro que nem todas as contas previamente verificadas receberão o novo selo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui