Em nova resolução, a União Europeia (UE) aprovou uma lei que proíbe a fabricação de novos carros e vans à combustão completa a partir de 2035. A Europa (e o mundo) passam por uma crise de energia e estão tentando amenizar as causas.
UE aprova lei que proíbe a fabricação de carros à combustão
Em nova legislação proposta pela União Europeia, a fabricação de carros e vans com motor à combustão está proibida a partir de 2035.
A Europa é sede de várias empresas que fabricam carros e também um dos maiores polos compradores de veículos, a decisão da UE deverá ter um impacto em todo o mundo.
É possível que com a nova lei, a Europa e o mundo comecem a ter de pensar em um futuro mais sustentável, principalmente com carros elétricos.
Agora, a legislação deverá ser formalmente aprovada pelo Conselho da União Europeia e também pelo Parlamento. Espera-se que algumas alterações sejam feitas.
Entretanto, os principais requisitos do novo texto é que até 2030 reduzam as emissões de CO2 em 55% e vans novas em 50% (ambos os casos comparados com os índices de 2021).
Os principais alvos são esses, mas ainda há ressalvas adicionais. Por exemplo, fabricantes que produzem menos de 10 mil carros ou 22 mil vans por ano não precisarão cumprir a meta provisória até 2030 para a redução das emissões, mas terão que cumprir a meta de 2035.
Críticos sugerem haver sérias brechas no texto
Há uma cláusula que coloca que a fabricação de veículos “funcionando exclusivamente com combustíveis neutros em CO2” (também conhecidos como “e-fuels”) para além de 2035.
Alguns especialistas e críticos sugerem que esta cláusula contém uma séria brecha, outros já sugerem que mesmo assim, a emissão de CO2 ocorrerá.
Os legisladores da UE ainda afirmam que a redação do texto seria revisada antes que se torne oficial.
Essa nova lei faz parte do projeto “Fit for 55” da União Europeia para a redução da emissão de gases estufa em 55% até 2030, com o objetivo principal de tornar a UE uma zona neutra em carbono até 2050.
O projeto também coloca que questões do uso da terra, criação de combustíveis verdes e o financiamento de tecnologias renováveis também fazem parte.
Outras partes do mundo também estão trabalhando para a redução do uso de combustíveis fósseis – estados como a Califórnia, nos Estados Unidos, estão visando proibir o uso de motores à combustão também.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui