Sem politicagem: TikTok implementa restrições de conteúdo para contas de políticos; vai funcionar?
Continuando sua cassa a politicagem na plataforma, o TikTok vai passar a implementar restrições para contas de políticos. Entenda o que muda!
Discussões políticas parecem ser uma preocupação de toda rede social. Como elas são utilizadas durante as eleições, principalmente, é um constante alvo de críticas por diversos órgãos reguladores. Para diminuir o seu impacto durante as campanhas políticas, o TikTok está implementando restrições para contas de políticos e associados.
TikTok implementa restrições para contas de políticos
O anúncio foi feito hoje, dia 21 de setembro (quarta-feira), pelo President of Global Business Solutions do TikTok Blake Chandlee, em um post oficial.
A plataforma está implementado novas regras para contas de políticos que vão limitar os ganhos dessas contas, impedindo-as de acessar certos recursos da comunidade.
Segundo o que foi dito, as contas pertencentes a políticos, funcionários do governo e partidos políticos devem passar por um processo obrigatório de verificação, o que antes era algo completamente opcional.
A nova política deve ser implementada nos Estados Unidos, pelo menos por enquanto, e vai ajudar o TikTok a reforçar o seu regulamento, que já proíbe publicidade política de qualquer tipo. Pelo menos é o que Chandlee espera.
“Ao proibir a arrecadação de fundos de campanha e limitar o acesso aos nossos recursos de monetização e verificação de contas, nosso objetivo é encontrar um equilíbrio entre permitir que as pessoas discutam questões relevantes para suas vidas e, ao mesmo tempo, proteger a plataforma criativa e divertida que nossa comunidade deseja”.
Como vai funcionar?
Aparentemente, contas verificadas e marcadas como políticas perderão acesso às ferramentas de publicidade e vários outros meios de gerar renda na plataforma. Isso inclui até doações, pagamentos do fundo de criadores da empresa e recursos de compras no aplicativo.
Mas esse é só o começo. À medida que o recurso for evoluindo, a empresa pretende isolar completamente as contas mencionadas de usar a plataforma para arrecadação de votos em campanhas políticas.
E se você pensa que vai ser fácil dar a volta na norma, o TikTok também vai começar a bloquear vídeos que pedem doações ou que redirecionam os usuários para sites de captação de recursos
Quando a nova política do TikTok vai entrar em ação?
O post não diz uma data específica, mas aparentemente ela deve ser implementada em algum momento “nas próximas semanas”.
É importante notar que esta é apenas uma das várias medidas que a empresa está tomando para se preparar para as próximas eleições no país. Alguns usuários, por exemplo, já podem acessar o Centro de Eleições no TikTok, onde é possível, entre outras coisas, saber mais detalhes sobre as eleições locais.
Agora só falta saber como a empresa vai ficar de olho em contas não políticas, já que os políticos podem usar essa brecha para continuar usando a plataforma através de outras pessoas.
Fonte: TikTok
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.