Sem riscos: conheça as configurações do WhatsApp que você deve alterar AGORA
Especialistas em segurança cibernética listam as configurações do WhatsApp que você deve ativar urgentemente. Confira!
O WhatsApp, que tem como dona a Meta (antiga Facebook), é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo e se você está lendo esse artigo é quase certeza que você o utiliza. Porém, informações preocupantes sobre a segurança dos usuários surgiram e especialistas afirmam que tem algumas configurações do WhatsApp que você tem que alterar. Confira quais são!
Uma das maiores preocupação dos usuários da internet é a segurança, a questão não é nem tanto ficar invisível, mas sim se proteger de possíveis ataques e acesso sem autorização.
Para especialistas da área de segurança, os usuários das redes sociais móveis, principalmente os do WhatsApp tem se colocado em risco quase que propositalmente, ao não usar as configurações que os próprios aplicativos disponibilizam.
Configurações do WhatsApp que devem ser ativadas
No caso do WhatsApp, os experts afirmam que o principal recurso que todos os usuários devem ativar é a “Confirmação em duas etapas”, mas existem outras opções de privacidade que vão te ajudar muito a se proteger.
Confirmação em duas etapas
“Esta é a primeira linha de defesa contra alguém que tenta acessar suas mensagens configurando seu número em outro dispositivo“, diz o especialista em segurança e diretor da empresa cibernética Lookout, Tom Davidson.
Ele complementa dizendo que essa configuração faz com que um PIN seja necessário antes mesmo de associar o número telefônico com um WhatsApp. Incrivelmente útil caso alguém consiga seus dados pessoais e tente acessar sua conta de outro dispositivo.
Outras configurações na aba de privacidade
No mesmo menu onde você encontra a “Confirmação em duas etapas” você pode ver o menu “Privacidade”.
O WhatsApp vem recheado de opções que vão tornar a utilização do app mais segura e nessa seção em específico, você pode configurar questões relacionadas ao seu perfil e quem pode ver o quê.
Além disso, é possível colocar um bloqueador diretamente no aplicativo (pin, padrão ou impressão digital).
Como ativar a “Confirmação em duas etapas”
O processo é relativamente simples:
- Abra o menu clicando nos 3 pontinhos > Configurações > Conta;
- Ao selecionar “Confirmação em duas etapas” clique em ativar;
- Digite o PIN que quiser usar e depois associe sua conta com o seu e-mail (opcional, mas é uma boa escolha caso você se esqueça do PIN);
- Confirme o e-mail.
Pronto, agora sempre que for cadastrar seu número em um aparelho terá que colocar o PIN, e caso esqueça qual é basta refazer através do e-mail.
Voltando um pouquinho nas opções, após escolher “Conta” você pode também entrar em “Privacidade”.
E aí? Já alterou as configurações do seu WhatsApp para deixar ele bem mais seguro?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.