Descobrir uma forma de vida fora do planeta Terra é um dos objetivos de vários cientistas. Agora, alguns pesquisadores estão avaliando a possibilidade de encontrarem oxigênio em exoplanetas – o que traria uma nova pista sobre possíveis tipos de vida e talvez uma colonização humana.
Algum tipo de vida é possível com oxigênio – mas nada de aliens
Pesquisadores estão pressionando a ideia de que ter oxigênio em exoplanetas pode indicar indícios de vida. Na Terra, temos 46% de oxigênio na crosta, aproximadamente, e outros 20% em nossa atmosfera.
Há cerca de 2 bilhões de anos, o nosso planeta passou por um fenômeno chamado de Grande Evento de Oxigenação (GOE, sigla em inglês). Lá, as cianobactérias desenvolveram pigmentos que conseguiam absorver a luz solar e começaram o processo de fotossíntese.
Na sequência, o oxigênio se tornou um resíduo da fotossíntese e a Terra teve alguns bilhões de anos para acumular este elemento na atmosfera, na crosta e no manto.
Isso quer dizer que, se os cientistas realmente encontrarem oxigênio em atmosferas de exoplanetas, isso pode indicar que há possibilidade de ter vida em ação naquele local, seja como for.
Vida simples, claro, mas que pode estar borbulhando em alguma espécie de oceano neste exoplaneta. Entretanto, uma nova pesquisa indica que uma fonte de oxigênio não depende da ‘vida’ para existir.
Pesquisa traz uma nova fonte de O2
Em nova pesquisa publicada na revista Science Advances, intitulada como “Produção de oxigênio molecular abiótico – via iônica do dióxido de enxofre”, Måns Wallner, estudante de doutorado em física na Universidade de Gotemburgo, na Suécia (principal autor), trouxe que uma fonte abiótica (vida animal ou vegetal não são possíveis) de oxigênio derivada de dióxido de enxofre.
O enxofre é um elemento muito comum em corpos celestes e muitos deles possuem vulcões que bombardeiam enxofre para a atmosfera.
Muitos exoplanetas têm enxofre por conta dos vulcões, mas isso não quer dizer que tenha vida envolvida nisso.
Aliás, a alta energia e a radiação destes exoplanetas podem ionizar (transferir carga) para moléculas de dióxido de enxofre, fazendo uma reorganização da molécula.
A fórmula do dióxido de enxofre é SO2, quando ionizado, se torna uma dupla carga positiva, fazendo com que os átomos de oxigênio fiquem adjacentes. Isso muda o ângulo da molécula e, às vezes, as moléculas de O2 se desprendem.
Este caminho pode explicar porque encontramos oxigênio em alguns planetas, mas não quer dizer, de fato, que haja vida nestes locais.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui