Segurança é o aspecto mais importante quando se fala em internet. Não importa o aparelho que você use, sempre deve navegar de forma segura pelas suas redes sociais, bancos, etc. Para te ajudar com isso, a Microsoft incluiu uma novidade na última atualização do Windows 11, o 22H2, um recurso para te ajudar a manter suas senhas seguras.
Atualização do Windows 11 trouxe o Enhanced Phishing Protection
A tão aguardada atualização do Windows 11 chegou e na sede pelas novidades voltadas para as alterações visuais (UI/UX), recursos menores passaram despercebidos. Um deles é o Enhanced Phishing Protection, que pode ser traduzido para o português como “Proteção aprimorada contra phishing”.
O recurso, como o nome indica, serve para aumentar a segurança dos usuários, alertando sempre que a pessoa digitar sua senha em aplicativos com “um nível menor de segurança”, como o bloco de notas.
Ele faz parte do sistema SmartScreen, e tem como seu principal alvo o público corporativo no sistema da Microsoft. Mesmo assim, utilizadores comuns podem ativá-lo através das configurações do sistema.
Novo recurso te ajuda a manter suas senhas seguras
Aparentemente, o recurso estava em desenvolvimento desde abril, mas só agora com a atualização 22H2 ele chegou no sistema principal da empresa.
Seu funcionamento é bem simples: ele detecta quando o usuário digitar sua senha em um local inseguro lançando um alerta pedindo para que a informação seja retirada.
A empresa confirmou que, além do bloco de notas, diversos sites e aplicações são consideradas inseguras, inclusive os próprios produtos do Microsoft 365.
“O SmartScreen identifica e protege contra a entrada de senha corporativa em sites ou aplicativos de phishing relatados, conectando-se a sites de phishing, reutilização de senha em qualquer aplicativo ou site e senhas digitadas em aplicativos Notepad, Wordpad ou Microsoft 365”, disse a Gerente de Produtos de Segurança da Microsoft Sinclaire Hamilton.
Como ativar o Enhanced Phishing Protection
Atualmente, o recurso só parece ser compatível com os navegadores Google Chrome e Edge, deixando o Mozilla Firefox de fora.
É importante mencionar também que para funcionar é necessário fazer o login no computador usando a senha. Por exemplo, pessoas que utilizam o Hello não podem usar o Enhanced Phishing Protection.
Para ativá-lo basta seguir os passos abaixo:
- Abra o menu “Iniciar”;
- Vá para “Configurações”;
- Depois acesse Privacidade e segurança > Segurança do Windows > Controle de aplicativo e navegador > Proteção baseada em reputação;
- Agora ative as opções de “Proteção contra phishing”;
- No final, é só deixar as opções “Avisar-me sobre a reutilização de senha” e “Avisar-me sobre o armazenamento de senha não seguro” ativados.
Pronto, seu dispositivo já está configurado para te alertar sobre possíveis problemas com potenciais phishings (golpes com roubo de senhas). É importante ressaltar que a ferramenta só está disponível na versão mais recente do Windows 11, a atualização 22H2!
Fonte: Microsoft
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