A CNN está sendo acusada de ter feito rug pull, após abandonar seu projeto NFT. Depois do anúncio, as pessoas que investiram milhares de dólares não gostaram da decisão. O que você faria se fosse um investidor e recebesse a mensagem: “decidimos que é hora de dizer adeus ao Vault by CNN”?
É o fim de fato do NFT da CNN?
No meio de 2021, a CNN lançou a sua experiência para a WEB 3.0, o “Vault by CNN”. Para quem não sabe, o que é rug pull (no contexto de criptomoedas), é associado a golpes. Afinal, trata-se de quando os fundadores do projeto o encerram e somem com os fundos.
A proposta do CNN Vault era vender pedaços únicos da história (notícia), do mesmo modo que o NBA Top Shot faz com jogadas de basquetes épicas. A proposta é muito interessante, e de fato seria muito legal ser o dono exclusivo de uma notícia lendária.
Por outro lado, o momento atual não está a favor do mercado de criptoativos. De modo que este é apenas um dentre outros projetos que deixaram seus investidores sem os retornos prometidos.
A culpa é do “Inverno Cripto”?
Não dá para negar que o cenário geral para as criptomoedas hoje, não é tão empolgante comparado a um ano atrás. E isso de fato desestimula os investidores a venderem ou comprarem ativos tão voláteis quanto moedas digitais, tokens, ou NFTs.
O desaquecimento desse mercado é o reflexo de pessoas movendo o seu dinheiro para investimentos mais seguros. Porque em momentos de crise financeira, ou de conflitos (como o da Rússia), a classe de ativos das criptomoedas, considerada de risco, é a primeira que a ser vendida.
A CNN se manifestou através do Discord e falou sobre recompensar os apoiadores do projeto, por outro lado, muitos estão desacreditados. A princípio, um funcionário da empresa, Jason, explicou o que a equipe planeja fazer uma espécie de devolução:
“[Haverá uma] distribuição de tokens FLOW ou stablecoins depositados na carteira de cada colecionador. No momento, estamos trabalhando nos detalhes, mas esperamos que o valor da distribuição seja aproximadamente 20% do preço original para cada NFT do Vault.”
Outro ponto que chamou atenção, no mês passado, a CNN incentivou seus investidores a adquirirem mais tokens para acessar um novo serviço exclusivo. Isso gerou uma grande revolta, principalmente em um investidor, que afirmou ter cerca de US$ 11 mil em tokens do projeto.
Além disso, a empresa falou em ‘queimar’ os NFTs que ninguém comprou, o que tornaria os atuais mais raros. Apesar de todas as tentativas para agradar à comunidade, nenhuma das vias da CNN conseguiu tirar comentários positivos de quem acreditou no projeto.
Com informações: The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui