A NASA, agência espacial norte-americana, anunciou ter feito os reparos, ou melhor, a substituição, das partes defeituosas do SLS (“Space Launch System”, ou “Sistema de Lançamento Espacial”), o foguete responsável pelo lançamento da Artemis I ao espaço.
Artemis I e seu infinito ciclo de problemas
Os planos da NASA de levar o homem de volta à Lua são só o pontapé inicial para ambições bem mais interessantes, dignas de filmes de ficção científica.
A Artemis I, missão que deve servir como um teste para a viabilidade da criação de uma estação espacial na órbita da Lua, é o primeiro degrau para a exploração do espaço profundo.
Mas para ser o primeiro degrau, ela precisa primeiramente ser lançada ao espaço. Coisa que ainda não aconteceu por conta de uma série de dificuldades técnicas nas últimas semanas.
A missão do foguete estava marcada para ser lançada duas semanas atrás, na última segunda-feira de agosto, dia 29, mas uma série de fatores, incluindo anomalias durante o abastecimento de um dos seus motores, levou ao cancelamento do lançamento.
Tendo sua data alterada para o sábado, dia 3 de setembro, a missão mais uma vez acabou em falha, após o vazamento de hidrogênio por um encaixe em uma das linhas de combustível do foguete.
NASA troca partes defeituosas do SLS
Na última sexta-feira, dia 9 de setembro, o perfil oficial da missão no Twitter, NASA Artemis, fez uma postagem afirmando que os selos responsáveis pelo vazamento haviam sido trocados.
Engineers have replaced the seals associated with the hydrogen leak detected during the #Artemis I launch attempt on Sept. 3. The teams will inspect the new seals over the weekend and assess opportunities to launch: https://t.co/dT8A4UEkvd pic.twitter.com/xXzwbYOxMp
— NASA Artemis (@NASAArtemis) September 9, 2022
“Os engenheiros substituíram os selos associados ao vazamento de hidrogênio detectado durante a tentativa de lançamento #Artemis I em 3 de setembro. As equipes inspecionarão os novos selos no fim de semana e avaliarão as oportunidades de lançamento: go.nasa.gov/3Qy9joj”
Agência fará um novo teste neste fim de semana
A partir de agora, a NASA está planejando uma nova data para o lançamento, o que vai depender dos resultados do próximo teste.
Marcado para o dia 17, sábado que vem, a agência planeja testar o processo de abastecimento do SLS com 736.000 galões de hidrogênio e oxigênio líquidos, a quantidade necessária para um voo regular, num processo chamado “teste seco”. Com esse teste será possível constatar como os novos selos vão se comportar durante o lançamento real.
Caso tudo ocorra bem, o foguete, e a missão Artemis I, podem ir ao espaço no dia 23 de setembro (uma sexta-feira), uma das datas exploradas pela NASA durante a nova janela de lançamento.
Ainda existe o risco de adiamento para a data reserva, dia 27 de setembro (uma terça-feira). Tudo vai depender desse próximo teste!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui