Será que o TikTok vai substituir o Google como mecanismo de pesquisa?
O TikTok pode tomar o lugar do Google como mecanismo de pesquisa? É sobre isso que vamos falar hoje por aqui!
O TikTok é um verdadeiro fenômeno quando falamos de entretenimento, mas será que ele está preparado para substituir o Google? Se você é um usuário ativo da rede, certamente já notou que os vídeos curtinhos também podem trazer grandes ensinamentos. Porém, até que ponto podemos usar o aplicativo para suprir nossas dúvidas e necessidades mais complexas?
O TikTok vai ser o novo Google? Só o tempo dirá
Não dá para negar que as pessoas buscam cada vez mais facilidade, e o vídeo frente ao texto é uma das maiores delas.
Afinal, o que demora mais, assistir ou ler a saga inteira de Harry Potter? Logo, podemos aplicar esta lógica às mais diversas áreas, até mesmo a de estudo e pesquisa. Entre ler um artigo denso e assistir um vídeo animado explicando a história, qual dá mais interesse?
Não é impossível pensar que em breve pessoas estarão usando o TikTok como ferramenta de busca para suas dúvidas. Um dado muito interessante que o The Verge levantou, veio do vice-presidente sênior de pesquisas do Google, Prabhakar Raghavan:
“Quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou Search, vão ao TikTok ou Instagram”.
Ameaça para o Google? Talvez nos próximos anos
Embora a crescente do TikTok chame atenção, não é nada tão ameaçador para a entidade “pré-histórica” da internet. Talvez seja até bom para o Google perder um pouco a imagem do monopólio da web. Pode não parecer, mas isso pode ter um impacto significativo na forma como os reguladores miram a empresa.
O site americano fez o teste ao substituir o Google pelo TikTok, o resultado não foi tão incrível quanto se esperava. Mas levantou um ponto interessante, o fato do aplicativo dar muita volta em torno dos vídeos e dificultar um pouco o acesso a certas informações. Por outro lado, em casos como receitas, por exemplo, o app é uma escolha muito útil.
É importante destacar que o algoritmo do TikTok não trabalha a favor da informação, basicamente. Além disso, muitas das recomendações não eram de perfis oficiais, mas de usuários buscando ser influenciadores. Assim, é necessário estar atento as fontes de onde você tira informação da plataforma.
Por fim, o TikTok não precisa ser visto como uma ameaça para o Google, mas sim como complemento. Do mesmo modo que YouTube e Netflix atuam no “mesmo nicho” e se completam em momentos e objetivos distintos.
Mas temos que concordar, para levantar um serviço que derrube o Google, talvez a gente tenha que esperar o surgimento de uma nova internet (a maturação da Web 3.0).
Fonte: The Verge
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