Apple Music, iCloud e Apple TV+ enfrentam pane e ficam fora do ar
Na segunda-feira (dia 21 de março) vários serviços da Apple estavam totalmente fora do ar em todo o mundo. Veja detalhes!
Vários serviços da Apple apresentaram oscilações e chegaram a ficar totalmente fora do ar em todo o mundo. Ao tentar examinar o status dos aplicativos. O problema começou na segunda-feira. Ao tentar acessar o site da empresa a partir das 13h30, horário de Brasília, usuários receberam o aviso “é provável que os usuários estejam enfrentando problemas intermitentes“. Para usuários do iCloud, outro problema de aviso de DNS foi mostrado.
Segundo a mídia internacional, a instabilidade afetou até mesmo alguns funcionários da Apple Store, que precisaram dar continuidade aos seus afazeres manualmente.
Apple: funcionários continuaram trabalhando mesmo assim
De acordo com relatos da imprensa internacional, o problema foi tão extenso que chegou a afetar funcionários da Apple Store, que, sem outra alternativa, foram obrigados a fazer suas funções manualmente.
Apple store systems are down and they’re literally doing everything on paper lol pic.twitter.com/tdNpVPIepw
— Michael Billig (@michael_billig) March 21, 2022
E o problema afetou até o Brasil.
https://twitter.com/iPhoneStore3/status/1505954526393774086?s=20&t=iMq5SLCisa8f7IQJxzO_PQ
Quais serviços foram afetados?
Vários serviços da Apple ficaram fora do ar simultaneamente, mas acabaram voltando ao ar horas depois. Na página de Status do sistema da empresa é possível ver que todos os serviços estão agora funcionando corretamente, mas nos que apresentaram falhas está adicionado o status de “Falha resolvida”.
Esta é a lista completa, segunda a própria Apple, de tudo que apresentou falhas na segunda-feira:
- App Store;
- Apple Arcade;
- Apple Music;
- Apple TV+;
- AppleCare no dispositivo;
- Apps Web do iCloud (iCloud.com)
- Busca do Mapas;
- Calendário do iCloud;
- Buscar;
- Chaves do iCloud;
- Conta do iCloud e iniciar sessão;
- Exibição do Mapas;
- iCloud Drive;
- iTunes Store;
- Mail do iCloud;
- Rotas e navegação do Mapas;
- Rádio;
- Tráfego do Mapas.
Mas na imagem mostrada anteriormente dá para ver que houveram mais alguns serviços “problemáticos”.
Relatos de clientes indicam que o acesso aos serviços da Apple foi progressivamente restaurado e as instabilidades que alguns clientes estão enfrentando são atualmente limitadas — e não amplas, como era o caso anteriormente.
Mais do que Apps e lojas
A empresa estava respondendo às pessoas impactadas através do Twitter, mas a causa das interrupções era desconhecida. A equipe da Apple também estava enfrentando problemas e a interrupção causou atrasos nos reparos e coletas de produtos, além de limitar o acesso dos funcionários a sites internos.
A interrupção, de acordo com a Apple, foi causada pelo sistema de nomes de domínio, ou DNS, que é um catálogo de endereços da Internet que permite que os computadores combinem os nomes dos sites com o servidor correto.
Problemas com DNS provocaram interrupções significativas em plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram no ano passado, além de derrubar sites de companhias aéreas e bancos por muitas horas.
E vocês? Perceberam algum problema para acessar as ferramentas do ecossistema da Apple? Compartilhem a sua experiência nas nossas redes sociais e também no campo de comentários.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.