O shadowban é empregado nos jogos para manter o ambiente dos games mais justo e agradável aos jogadores. Mas, muitas vezes, essa tática acaba afetando também usuários inocentes e impedindo-os de ter uma experiência plena dos jogos.
Mas como isso ocorre? Como evitar cair na rede do shadowban? Um serviço VPN pode ajudar? Essas e mais questões serão abordadas abaixo.
O que é um shadowban?
O shadowban é uma medida punitiva que alguns desenvolvedores de jogos tomam para lidar com trapaças, hackers e outros comportamentos maliciosos em games online.
Trata-se de uma versão menos severa que um banimento total, implicando apenas que os infratores sejam isolados dos núcleos normais dos jogos, sendo, por exemplo, alocados para lobbies separados, onde só podem interagir com outros indivíduos que sofreram a mesma pena.
Quais jogos aplicam shadowban?
O conceito de shadowban pode ser aplicado a todos os jogos online, mas alguns títulos são mais propensos a adotar essas medidas – seja por sua natureza competitiva ou pelo tamanho de sua base de jogadores.
Nomes como Warzone 2, PUBG, Fortnite e Valorant estão na lista dos grandes destaques de games que empregam o shadowban como penalidade para jogadores trapaceiros ou malcomportados. Então, ao jogá-los, é preciso um cuidado extra para não ser acidentalmente colocado em tal condição.
Como os jogadores são pegos em shadowbans?
Muitos são os gatilhos que desencadeiam uma penalidade de shadowban. Em geral, qualquer comportamento que possa ser interpretado como suspeito ou pouco usual pode ser usado como desculpa para a punição. Exemplos concretos disso incluem:
- Denúncias em massa: em muitos jogos, os jogadores podem denunciar outros por trapaça ou comportamento inadequado. Se um indivíduo receber várias denúncias em um curto espaço de tempo, o sistema pode considerar isso suficiente para colocá-lo sob shadowban.
- Desempenho suspeito: em alguns casos, pontuações ou conquistas extraordinárias e repentinas nos jogos podem justificar automaticamente um shadowban por suspeita de trapaça. Isso, claro, nem sempre é funcional, e pode ocasionar a punição injusta de jogadores habilidosos.
- Trapaças reais: quando trapaças, como hacks, aimbots ou softwares de terceiros, são detectadas pelos sistemas dos jogos, o shadowban não tarda a vir.
- VPNs gratuitas: embora haja pouca chance de sua conta sofrer penalidades por mudar de endereço IP (seja por uma viagem ou por uso de VPN), ao usar uma VPN gratuita, isso pode ocorrer. O motivo é que usuários de VPN gratuita acessam os jogos com um IP compartilhado com uma enorme diversidade de outros jogadores, assim, se um deles sofrer um shadowban, é provável que todos que utilizem aquele mesmo IP também o sofram.
Como evitar um shadowban?
Para evitar ser alvo de um shadowban, basta seguir as regras gerais dos jogos, adotando comportamentos apropriados e respeitando os jogadores. Entre as recomendações específicas, destacam-se:
- Jogar de forma justa: o uso de trapaças e mecanismos de obtenção de vantagens injustas é a principal causa do shadowban. Então, não recorrer a essas estratégias é sempre uma boa ideia.
- Evitar comportamentos suspeitos: mesmo quando não estiver utilizando trapaças ou meios irregulares nos jogos, alguns comportamentos podem suscitar suspeitas e levar a denúncias por parte dos outros jogadores. Se possível, é recomendável não dar motivos para essas denúncias.
- Usar VPN paga: ao usar um serviço de VPN premium, é possível evitar ser vítima de um shadowban causado por comportamentos inadequados de outros usuários (ou mesmo contornar uma punição própria do jogador).
- Atentar-se às regras: manter-se informado (e atualizado) quanto às diretrizes da comunidade dos jogos ajuda a conhecer (e evitar) as atitudes que podem levar ao shadowban.
Como saber se você foi alvo de um shadowban?
Na maioria das vezes, é difícil identificar um shadowban porque os desenvolvedores não costumam notificar os jogadores sobre tais medidas. Mas alguns sinais servem de alerta, como:
- Desconexões repentinas: se os jogos começarem a ser repentinamente desconectados, sem nenhum aviso prévio, há uma boa chance de a conta ter sido marcada por um shadowban.
- Alto valor de ping: os jogadores punidos com shadowban costumam ter valores ping mais altos que os demais. Então, se um usuário nota tal variação, pode ser um sinal da punição.
- Maior tempo de espera: quando os usuários sofrem um shadowban, eles perdem a prioridade para encontrar correspondências de partidas ou entrar nos lobbies dos jogos. Por isso, o tempo de espera para eles é usualmente maior.
Caso seja pego nessa punição, o usuário pode esperar que seus efeitos passem ou apelar aos desenvolvedores. Mas o melhor, claro, é não cair nessa punição, então: cuidado!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui