Em outubro de 2022 teremos um grande encontro novamente com a urna eletrônica durante a eleição para eleger presidente da República, governador, deputados federal e estadual e senador. Com o avanço da tecnologia, agora você pode acessar o simulador de urna eletrônica com apenas alguns cliques.
Hoje, o Bit Ensina vai te mostrar como usar o simulador ao seu favor.
Como surgiu o simulador de urna eletrônica?
Foi em 1996 que o Brasil revolucionou a forma de votação dos cidadãos. Naquele ano, surgiu a urna eletrônica. Essa foi uma forma prática e segura que o governo encontrou de facilitar a democracia do país.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preocupado com a desenvoltura da votação, criou um sistema que simula o dia da votação.
Uma das maiores vantagens do aplicativo é que todos poderão ter acesso a ele, assim, praticando a votação e aprendendo como tudo funciona.
O que tem no simulador de urna eletrônica?
A página pode ser acessada via web gratuitamente e todos podem usufruir do simulador. No software, você conta com uma lista fictícia de candidatos, assim como os seus partidos políticos.
O cidadão vota de forma fictícia nos candidatos que deseja. O TSE criou um simulador completo para que os usuários possam aprender com facilidade, dessa forma, evitando erros na hora de votar.
“Com o simulador, a proposta do TSE é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição, mas respeitando o seu ritmo e permitindo que repita várias vezes o voto, que explore as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, de voto nulo, de voto de legenda e que corrija seu voto quantas vezes forem necessárias. Tudo isso de forma didática e divertida, pela Internet”.
Fonte: tse.jus.br
No simulador, você terá:
- Lista de candidatos;
- Partidos fictícios;
- 85 personagens.
Passo a passo para votar no simulador de urna eletrônica
Para acessar o simulador de urna eletrônica é muito simples: basta saber qual o endereço eletrônico e realizar o acesso. Separamos um tutorial prático para te mostrar como votar na urna eletrônica.
- Para votar na urna eletrônica, você deve acessar o portal oficial do TSE;
- Na sequência, será necessário escolher uma das opções de turno que a página disponibiliza;
- Ao abrir uma nova página, você verá a simulação da urna. O site pedirá autorização para ler todas as informações referente a urna, se julgar necessário, autorize;
- Agora, como instrui na tela, clique em “Confirma” para iniciar a sua votação fictícia;
- Na primeira fase do treinamento, você irá votar para vereador. Você verá na parte superior da tela uma notificação em azul com os partidos fictícios, então, clique no partido desejado;
- Agora, escolha o vereador fictício e digite na urna o número correspondente ao mesmo;
- Verifique o nome, partido e o número, se ambos estiverem corretos, clique no botão “Confirma”.
A votação para prefeito acontece de forma similar ao passo a passo acima, veja:
- Visualize os partidos no campo superior em azul na tela;
- Digite na urna o número do prefeito escolhido, então, verifique as informações;
- Feito isso, clique na opção “Confirma”.
Ao concluir a segunda etapa, o internauta verá a mensagem “FIM” na tela da urna. Nesse momento, o treinamento foi concluído.
Como corrigir um erro na urna eletrônica?
Ao digitar o número do vereador fictício, erros poderão acontecer. Nesse caso, conserte o erro na tecla “Corrigir da urna”.
Exemplo: Maria vai aprender como votar na urna eletrônica através do simulador do TSE, então, a mesma acessou o portal e viu na lista qual candidato deseja “Votar”, no entanto, ao digitar um número saiu errado.
- Para resolver o problema da discagem errada na urna, Maria deve clicar no botão “Corrigir”;
- Em seguida, reiniciar o processo de votação para vereador e concluir clicando na opção “Confirma”.
Não tem segredos, o processo é simples e apenas requer uma maior atenção.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Regras para acessar o simulador de urna eletrônica
As regras para acessar o simulador de urna eletrônica são simples e, o geral, são referentes a boa desenvoltura do simulador.
- Tenha um ótimo acesso a internet;
- Acesse o simulador no portal do TSE;
- Preste atenção em cada etapa da simulação.
Realize a votação teste com calma para aprender como a urna se comporta. O simulador é como um reflexo da urna utilizada nos dias de votação eleitoral.