Impossível negar que o clima de guerra é péssimo para os negócios, agora imagina conviver com esta tensão após uma pandemia… Bem, este é praticamente o cenário da China, o país que leva a fama de “chão de fábrica do mundo”. Apesar de oferecer a melhor mão de obra para indústrias, algumas empresas americanas estão mudando suas fabricantes para países próximos.
Apple e Google são principais nomes a remanejar suas produções
Não é à toa que a China é um polo industrial, afinal, ela combina mão de obra barata com muita qualificação. Então, por que as empresas, principalmente algumas ‘big techs’ estão deixando uma área tão lucrativa?
A resposta é simples, basta olhar para a China nos últimos anos e focar principalmente nos últimos dois. O país sofreu um grande impacto da pandemia proporcionada pela COVID-19, contudo, dentro dele, inúmeras indústrias sentiram o efeito nos números.
A Apple, por exemplo, durante a pandemia teve que suspender a previsão de vendas, pois ela não podia fabricar mais iPhones. Então, este já foi motivo suficiente para não apenas a gigante dos smartphones, mas também outras empresas de tecnologia, buscarem lugares seguros para implantar fábricas.
Essa decisão surtiu efeito na economia chinesa, que registrou o segundo mês seguido de baixa em relação à atividade industrial. Outro fator que preocupou a indústria nos últimos dias, é o tempo seco, que obrigou algumas fábricas a um recesso forçado de 5 dias.
Além disso, a tensão entre China e EUA em torno de Taiwan também não está fazendo bem para os negócios locais. Desse modo, alguns vizinhos chineses estão se beneficiando desse momento de remanejamento das grandes empresas.
Para onde as empresas estão indo depois da China?
Bem, alguns locais estão se beneficiando com a busca das ‘big techs’ por um lugar seguro para suas fábricas. Entretanto, a Apple já mandou a produção de alguns iPhones para a Índia e, ao que tudo indica, é possível que alguns lotes do seu último modelo venham de lá.
Além disso, alguns iPads já estão sendo feitos diretamente no Vietnã, onde inclusive, o Google já está fabricando consoles do Xbox e o novo Pixel. A Amazon também aproveitou a viagem e está fabricando os aparelhos Fire TV no Vietnã também. Se as produções mantiverem o padrão de qualidade, é bem provável que mais empresas com fábricas na China migrem para outro país vizinho.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui