Após 4 anos de árduo trabalho em Marte, a sonda InSight enviou na última terça-feira (20) suas imagens finais para que a NASA possa analisar. A despedida ocorre porque o módulo está ficando sem energia e passará a “hibernar”.
Quem diria que uma sonda da NASA poderia emocionar os cientistas
A sonda da NASA chamada de InSight foi enviada a Marte para obter imagens importantes do planeta vermelho. Agora, depois de 4 anos, ela literalmente se despede do seu trabalho tão importante.
Em um comunicado feito pelo Twitter oficial da sonda, coloca-se:
“Meu poder é realmente baixo, então esta pode ser a última imagem que posso enviar. Mas não se preocupe comigo: meu tempo aqui foi produtivo e sereno. Se eu puder continuar falando com minha equipe de missão, continuarei – mas estarei encerrando aqui em breve. Obrigado por ficar comigo.”
My power’s really low, so this may be the last image I can send. Don’t worry about me though: my time here has been both productive and serene. If I can keep talking to my mission team, I will – but I’ll be signing off here soon. Thanks for staying with me. pic.twitter.com/wkYKww15kQ
— NASA InSight (@NASAInSight) December 19, 2022
Esse foi o adeus que emocionou boa parte dos cientistas que cuidaram e se dedicaram às análises de imagens enviadas pela sonda.
Por protocolo, será enviado por duas vezes outra sonda para checar se a InSight está realmente “morta”. Caso seja positiva a desativação, logo depois a NASA irá aposentar de vez o módulo de pouso.
Laurie Leshin, diretora do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês), disse em comunicado:
“InSight mais do que fez jus ao seu nome. Como um cientista que passou uma carreira estudando Marte, foi emocionante ver o que o módulo conseguiu, graças a toda uma equipe de pessoas em todo o mundo que ajudaram a tornar esta missão um sucesso.”
Um trabalho de muita competência
A equipe de engenheiros e pesquisadores responsáveis pela sonda sempre souberam que os dias dela estavam contados. Logo que a InSight pousou na planície equatorial marciana em 2018, a sonda já estava fadada a uma morte sufocante por conta das camadas infinitas de poeira.
Movida à luz solar, por conta da poeira que começou a incrustar as placas responsáveis pelo carregamento da bateria do módulo de pouso, logo ficou claro para a NASA que não teria outro caminho estando ela tão longe no espaço.
Bruce Banerdt do JPL, o principal investigador da missão, disse:
“Pensamos no InSight como nosso amigo e colega em Marte nos últimos quatro anos, por isso é difícil dizer adeus, mas ganhou sua merecida aposentadoria.”
A trajetória de anos com diversas contribuições para que, futuramente, a humanidade possa caminhar por Marte. Vale ressaltar que existem outras sondas espaciais no planeta vermelho. A sonda InSight, com certeza, será uma ferramenta a ser relembrada quando isso ocorrer.
Com informação: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui