Spotify abre “cofre” para lançar projeto revolucionário

Uma coisa é certa: ninguém consegue criar nada sozinho ou sem ajuda; com essa compreensão, o Spotify cria projeto para desenvolvedores "free"

O streaming de música resolveu investir “pesado” na evolução do conceito tecnológico de programas livres. Agora, o Spotify abriu o cofre para lançar um projeto inovador e planeja incentivar a criação de softwares open source, o futuro da programação.

publicidade
Playlists Spotify em foco no smartphone (Imagem: Omid Armin/Unsplash)

(Imagem: Omid Armin/Unsplash)

Spotify resolve financiar projetos de código livre e aberto no mercado

A empresa de streaming está antenada com as novas tendências da programação e criação de softwares, por isso, resolveu abrir um fundo específico para investir externamente em iniciativas independentes de criação de programas de código livre e aberto no mercado, os famosos open source.

O novo projeto do Spotify foi revelado por publicação oficial da empresa em uma de suas páginas. Segundo o app, o objetivo principal em apoiar as iniciativas open source é para “retribuir aos desenvolvedores que trabalham com essa modalidade para tentar criar um ambiente sustentável para todos”.

Valores iniciais “baixos”, mas com grande possibilidade de ampliação

Segundo o comunicado, fundo começará em 100 mil euros, mas que rapidamente pode ser ampliado conforme os resultados.

publicidade

O líder de tecnologia open source do Spotify, Per Ploug, confirmou essa ideia ao dizer que “isso é apenas uma quantidade inicial”, e que após o período de testes da iniciativa poderão ampliar os valores de investimento.

Como será o projeto do Spotify?

A logística do projeto começa com a empresa doando o dinheiro para diferentes projetos de código aberto ao longo do ano. Os fundos são para o suporte financeiro aos desenvolvedores e os ajudarão a manter os projetos, incluindo a correção de vulnerabilidades de segurança. 

A empresa de streaming terá como alvo projetos independentes, porém mantidos ativamente, ou seja, em constate evolução.

Outra característica central é que os projetos que usufruirão do fundo não podem ser executados ou ter vínculo com pessoas empregadas no Spotify.

Spotify com projeto que valoriza quem sempre os ajudou

A verdade é essa, muitas empresas acabam recorrendo a softwares open source para melhorar seus produtos – ou, às vezes, solucionar problemas com base em programas de código aberto.

Como essa forma de criação não é atrelada a ganhos monetários, muitas vezes os programadores acabam não tendo nenhum retorno ou suporte financeiro. Um dos trechos do comunicado deixa clara a intenção do Spotify:

“Na verdade, somos como muitas outras empresas de tecnologia que dependem de código aberto. No entanto, desenvolvedores de código aberto muitas vezes disponibilizam esses projetos para usarmos sem qualquer compensação. É por isso que hoje estamos anunciando o Spotify FOSS Fund, com o objetivo de doar dinheiro e chamar a atenção para projetos independentes de código aberto. Esses projetos apoiam e permitem que nossas equipes de engenharia façam seu melhor trabalho, e queremos reconhecer isso.”

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.