Spotify te ajuda a descobrir novos artistas pelo mundo
Periodicamente, o Spotify realiza rankings com os artistas e músicas mais ouvidos não só por aquele usuário, mas a nível global.
Periodicamente, o Spotify realiza rankings com os artistas e músicas mais ouvidos não só por aquele usuário, mas em nível global. Visando aprimorar os acessos à plataforma e a experiência dos ouvintes, a plataforma lançou o Charts, que possibilita a descoberta de novos artistas pelo mundo.
De acordo com o Spotify, o recurso Charts mostra o que está em alta em outros países através de uma apuração feita com o auxílio de rankings diários e semanais. Em tese, os artistas são categorizados de forma geográfica. No Brasil, a ferramenta pode ser acessada nestas cidades:
- Belo Horizonte;
- Belém;
- Brasília;
- Campinas;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Curitiba;
- Florianópolis;
- Fortaleza;
- Goiânia;
- Manaus;
- Porto Alegre;
- Recife;
- Rio de Janeiro;
- Salvador;
- São Paulo;
- Uberlândia.
Dados da própria plataforma obtidos pelo estudo global Fan Study do Spotify mostram que a cidade de São Paulo lidera o ranking de descobertas com 700 milhões de streamings do novo conteúdo baseado em informações referentes ao mês de janeiro de 2021. Outra curiosidade observada no estudo é que 66% das descobertas de novos artistas acontecem fora do país de origem.
Spotify Charts pelo mundo
Através do Spotify Charts, é possível descobrir o que há de novo e popular no universo da música ao redor do mundo. Para isso, o recurso se baseia em rankings diários ou semanais de músicas, álbuns e artistas categorizados geográfica e globalmente, possibilitando a busca do que é mais consumido em diferentes países e cidades da Terra.
Em cidades como Santiago e Cidade do México, cada uma conta com mais de 600 milhões de streamings de novos conteúdos. No top 10 das cidades que mais descobrem novidades da música estão: Los Angeles, Londres, Chicago, Paris, Sydney, Dallas e Istambul. Nessas localidades, existe uma faixa entre 400 e 300 milhões de streamings de novo conteúdo por cidade.
Nos últimos cinco anos, o número de faixas de origem fora da América do Norte e Europa nas melhores músicas da semana do Spotify Charts mais que dobrou. Dados registrados em abril de 2022 mostraram que a porcentagem de músicas das regiões Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e África, entre as melhores músicas da semana aumentaram 9,5% em 2017, passando para 20,9% em 2021.
Os dados têm base na região de origem das faixas que alcançaram o Top 200 na parada global de melhores músicas da semana do Spotify em qualquer momento do ano.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.