A SpaceX está revolucionando o mercado com sua internet de alta velocidade e baixa latência transmitida por seus vários satélites de baixa órbita. Mas uma novidade anunciada na última terça-feira, dia 18 de outubro, vai levar toda a comodidade da internet Starlink para usuários em aviões.
SpaceX anuncia Starlink Aviation
Anunciado no Twitter da SpaceX, o Starlink Aviation deve chegar oficialmente a partir de 2023, com a promessa de conexões de até 350 Mbps. Isso será o suficiente para os passageiros fazerem chamadas — de áudio e vídeo —, trabalharem e até joguarem durante os voos.
With Starlink, passengers will be able to access high-speed, low-latency internet from the moment they walk on their plane → https://t.co/bcn8jvpKgi pic.twitter.com/mDDQou1ZA3
— SpaceX (@SpaceX) October 19, 2022
“Com o Starlink, os passageiros poderão acessar a internet de alta velocidade e baixa latência a partir do momento em que entrarem no avião → starlink.com/aviation”
Internet da Starlink em aviões
Aparentemente o serviço terá cobertura global, similar ao serviço de internet via satélite, já difundido pela empresa. Mesmo assim ela impressiona, pelo menos em teoria. Segundo a empresa, além dos 350 Mbps, a estabilidade da conexão vai ser prioridade.
Com latência de apenas 20ms, os utilizadores da internet poderão ficar despreocupados, mesmo em partidas online. Já imaginou, você com um Razer Edge 5G jogando um FPS competitivo em nuvem? Claro que isso é só especulação, baseada em dados fornecidos pela própria empresa.
É importante mencionar que para ter acesso à internet, as aeronaves terão que contar com um Aero Terminal, uma fonte própria de energia, e pontos de acesso (dois sem fio e cabos). E o sistema já está disponível para reserva no site da Starlink Aviation.
Segundo a empresa de Elon Musk, desde que o equipamento esteja funcionando e com vista sem obstruções do céu, é quase certeza que o avião passará perto o suficiente da área de ação de um dos satélites Starlink.
Empresas já mostram interesse
E se você pensa que essa ainda é uma ideia que pode demorar para gerar frutos, o CEO da companhia de aviação JSX, Alex Wilcox, já disse que em breve terá o serviço disponibilizado em vários dos seus voos.
Mas seus planos incluem a integração dos dispositivos em todas as suas aeronaves, levando internet sem custos adicionais para todos os seus passageiros. Wilcox, que já testou o serviço, disse que a internet funcionou muito bem nas aeronaves.
Outra empresa que mostrou interesse foi a Hawaiian Airlines, que também vai oferecer internet sem custos adicionais para seus passageiros a partir de 2023.
Além de internet para passageiros, a tecnologia pode ter outras aplicações, como rastreamento mais preciso de aeronaves.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui