As lojas Submarino e Americanas, dois dos maiores sites de e-commerce do país, estão fora do ar desde a manhã do último domingo (20). O motivo, seria um suposto ataque hacker realizado pelo grupo Lapsuss, o mesmo responsável pelo ataque no site do Ministério da Saúde.
O grupo enviou uma suposta mensagem através do Telegram, ironizando o ataque. “Acho que o site da Submarino e Americanas estão com problemas”, escreveram. Ao acessar o site, os consumidores encontram mensagens como serviço indisponível e falha no DNS.
Segundo o site de monitoramento, os relatos referente às quedas dos sites começaram na madrugada de sábado. No mesmo dia, a Americanas informou que o site foi normalizado na parte da tarde. Contudo, a página continuava fora do ar até o início da tarde desta segunda-feira (21).
“A Americanas informa que suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce, assim identificado risco de acesso. Mas, o ambiente foi normalizado e não há evidência do comprometimento na base de dados”, informou o comunicado.
Leia também: Hacker do Nintendo Switch paga multa gigantesca e vai parar na cadeia
Entretanto, as redes sociais receberam uma chuva de reclamações dos usuários. “Tem mais de 24 horas que o site está com problemas, tudo indica que foi uma tentativa de invasão. O pior é não darem uma satisfação, zero resposta. Isso é falta de respeito”, escreveu usuária na página do Facebook da empresa.
“Queria entender como uma empresa desse porte está há mais de 36 horas fora do ar, depois de uma festa no BBB oferecendo cupom. Cadê a equipe de TI de vocês?”, reclamou outro consumidor. “O que está acontecendo com o site? Hora carrega coisas, outra hora não carrega. Não consigo acessar a aba dos meus pedidos, complicado!”, postou mais um.
O Submarino também mantém o seu site fora do ar. Na tela principal, exibe um comunicado aos consumidores: “A companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente por parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível”.
Quem são os hackers do Lapsuss?
O grupo de hackers conhecido como Lapsuss já assumiu a autoria de outros ataques, como sistema dos Correios e Ministério da Saúde. Também outros portais, como Conecte SUS e o Portal COVID.
Eles costumam atacar e modificar as páginas dos sites invadidos, alterando imagens e colocando frases. Acredita-se que o objetivo é trocar o layout da página principal, publicar uma frase, e mostrar força.
Entretanto, os cibercriminosos também fazem contato direto com as empresas, pedindo resgates para a liberação dos dados. O grupo ganhou fama por suas manifestações contra governos do mundo todo, incluindo o Brasil.
Leia também: Hackers chineses podem ter seus dados após vazamento de informações online
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui