SUCESSO: Artemis I está no espaço; NASA finalmente dá continuidade a sua missão rumo à Lua

A NASA finalmente consegue fazer com que a Missão Artemis I vá ao espaço. Esse é o primeiro passo do homem de volta a Lua!

E a espera finalmente acabou. Após meses de atraso, a NASA finalmente conseguiu fazer o lançamento do SLS (Space Launch System), seu foguete mais poderoso, carregando consigo a cápsula Orion. Com a Artemis I no espaço, a agência deu o primeiro passo para levar o homem de volta à Lua.

publicidade
Artemis I no espaço! Após meses de atraso, NASA finalmente da continuidade a sua missão runo à Lua - Imagem: NASA / Bill Ingalls (via Flickr)

Artemis I no espaço! Após meses de atraso, NASA finalmente da continuidade a sua missão runo à Lua – Imagem: NASA / Bill Ingalls (via Flickr)

Artemis I vai ao espaço

Não é de hoje que a Administração Nacional Aeronáutica e Espacial, ou NASA, para os mais íntimos, vem planejando o retorno ao nosso satélite natural. E após anos desenvolvendo as tecnologias necessárias, e uma série de imprevistos que pareciam mais ser uma espécie de “aviso”, a agência finalmente conseguiu colocar o SLS para decolar.

O SLS, um foguete do tamanho de um prédio de 32 andares, saiu do chão às 3h47 (no horário de Brasília) de hoje, dia 16 de novembro, da Flórida, no Centro Espacial Kennedy, efetivamente dando início à missão espacial do Orion de ir à Lua, retornando à Terra em cerca de 25 dias. Para completar a viagem, Orion deve ir a cerca de 64 mil quilômetros além da Lua enquanto da volta nela.

Que incrível é ver o foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA e a espaçonave Orion serem lançados juntos pela primeira vez. Este teste de voo sem tripulação levará Orion aos limites dos rigores do espaço profundo, ajudando-nos a nos preparar para a exploração humana na Lua e, finalmente, em Marte”, disse Bill Nelson, administrador da NASA.

publicidade
Convidados assistindo ao lançamento do SLS na quarta-feira, dia 16 de novembro de 2022, do Edifício de Operações e Suporte II no Kennedy Space Center da NASA na Flórida - Imagem: NASA / Bill Ingalls (via Flickr)

Convidados assistindo ao lançamento do SLS na quarta-feira, dia 16 de novembro de 2022, do Edifício de Operações e Suporte II no Kennedy Space Center da NASA na Flórida – Imagem: NASA / Bill Ingalls (via Flickr)

Embora tenha realmente sido uma visão linda, principalmente devido ao céu noturno, o lançamento ainda enfrentou problemas. O primeiro deles, um vazamento de hidrogênio líquido detectado apenas algumas horas antes, foi resolvido rapidamente por técnicos enviados pela agência, que trabalharam mesmo com os tanques do foguete já carregados de combustível, algo extremamente perigoso.

Outros problemas envolveram encontrar um material isolante solto na parte exterior da Orion e até problemas para acessar os dados de rastreamento do SLS. Enquanto o primeiro foi considerado não-grave, no segundo caso foi necessária uma reposição de peças emergencial que quase fez o voo ser cancelado.

Uma vez tendo resolvido tudo, o lançamento prossegui como planejado. Você pode conferir a cobertura completa no vídeo abaixo.

P.S: O lançamento ocorre no minuto final do vídeo.

E essa é só a primeira

Vale lembrar que nessa primeira missão, a Artemis I, o objetivo é testar como o equipamento se comporta durante a viagem e fazer medições precisas da gravidade para prever o impacto que ela terá nos astronautas. Sendo assim, essa é uma missão não-tripulada, mas é de extrema importância para os planos de exploração lunar, e além, da NASA.

Mais do que a viagem de ida, os cientistas estão preocupados em saber se o SLS e a Orion conseguirão trazer os astronautas em segurança de volta ao nosso planeta. Então, das quatro cabines presentes na cápsula, 3 delas estão ocupadas por manequins. 

Um deles, batizado de Comandante Moonikin Campos, vestindo o novo traje que os astronautas da NASA vão usar, e outros dois que não possuem membros, Helga e Zohar, equipados com um novo equipamento desenvolvido para proteger os astronautas da radiação.

Pessoas só devem ser enviadas durante a segunda fase do projeto, a Artemis II, que só acontecerá após a análise dos dados da Artemis I e a completa preparação dos astronautas, provavelmente em 2025.

Fontes: NASA, Space

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.