Uma imagem linda feita pelo telescópio James Webb da NASA revela uma verdade “caótica”, mas bonita. Confira!
Beleza em meio ao caos
O Telescópio Espacial James Webb da NASA examinou o caos da Galáxia Cartwheel, revelando novos detalhes sobre a formação de estrelas e o buraco negro central da galáxia.
Sim, um buraco negro no meio de um mar de estrelas, o tipo de situação que vemos somente nos mistérios do espaço.
A Galáxia Cartwheel tem uma aparência próxima a de uma roda de uma carroça sendo resultado de um evento intenso entre a colisão de uma galáxia espiral e outra galáxia menor (não visível na imagem).
A colisão afetou principalmente a forma e a estrutura da galáxia. O Cartwheel Galaxy ostenta dois anéis (um interno brilhante e outro colorido ao seu redor).
Por causa dessas características distintas, os astrônomos chamam isso de “galáxia em anel”, uma estrutura menos comum do que galáxias espirais como a que vivemos, a Via-Láctea.
O núcleo da Galáxia Cartwheel é extremamente brilhante por conta da poeira quente de estrelas.
Além do telescópio James Webb, o Telescópio Espacial Hubble também observou a Cartwheel e estudos apontam para muitos mistérios envolvendo a galáxia, dada a quantidade de poeira que impede uma melhor observação.
Estudos da NASA pouco reveladores, mas instigantes
O principal gerador de imagens do telescópio James Webb, a Near-Infrared Cam (NIRCam) – câmera que mostra imagens em infravermelho – pode revelar ainda mais estrelas do que as observadas na luz visível.
Porém, para ver outros detalhes da Galáxia Cartwheel, é necessário outro instrumento, o Mid-Infrared Cam (MIRI), esse aparelho revela raios com estrelas menos evidentes, mas ainda com muitos mistérios a serem revelados.
As observações feitas com o instrumento ressaltam que a galáxia está em um estágio muito transitório. A galáxia, segundo os pesquisadores, era uma galáxia espiral normal como a Via-Láctea antes de sua colisão e continuará a se transformar.
Fora a localização de um buraco negro perto da galáxia, tornando os estudos ainda mais interessantes e instigantes.
Enquanto Webb nos dá um retrato do estado atual do Cartwheel, ele também fornece informações sobre o que aconteceu com esta galáxia no passado e como ela evoluirá no futuro.
O Telescópio Espacial James Webb é a principal ferramenta de observação espacial do mundo. A NASA está apostando várias fichas na investigação dos mistérios que o instrumento consegue resolver sobre as estruturas e origens do universo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui