Apenas alguns dias depois do Google anunciar a aposentadoria, provavelmente definitiva, do Stadia, o seu serviço de jogos em nuvem, um vazamento apareceu revelando o que seria o primeiro Chromebook gamer, um dispositivo da Lenovo.
Chromebook gamer, será que essa moda pega?
Os Chromebooks são ótimas máquinas, para o seu propósito, um laptop acessível e super rápido que roda aplicativos Android, podendo servir muito bem para consumo de mídia e produtividade — processamento de texto e tarefas mais simples — mas quando se trata de jogos a história é outra.
Não é dizendo que o Chromebook não possa ser uma máquina gamer, na realidade é possível fazer ele rodar diversos jogos, mas sua natureza minimalista faz com que o hardware não seja o suficiente para realizar tais tarefas, além de problemas de otimização.
Muita gente pensa que é devido ao sistema operacional (OS) usado pelo Google, mas na realidade, o ChromeOS é baseado em Linux, assim como o Steam Deck, da VALVE, e já existem diversos tutoriais na internet ensinando até como instalar a Steam nele, assim como outros aplicativos de desktop (Linux).
Mas aparentemente, isso está perto de mudar, ou pelo menos é o que o pessoal do Chrome Unboxed postou em seu blog oficial.
Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook
No post, a equipe do site mostrou o vídeo de um novo laptop, um Chromebook da Lenovo, com características que podem fazer dele o primeiro Chromebook gamer.
O portal especializado em ChromeOS, disse ter encontrado as informações diretamente na página de produtos da fabricante, incluindo a ficha técnica do produto acompanhada de imagens e um vídeo.
O modelo, além de uma configuração mais robusta do que Chromebooks tradicionais, chegaria com vários recursos interessantes para o público gamer, sendo a principal delas o visual.
Segundo o vazamento, o IdeaPad Gaming Chromebook seria uma variante do IdeaPad 5i Chromebook, chegando com 4 alto-falantes, ao invés dos dois encontrados no IdeaPad 5i, tela IPS LCD de 16 polegadas (Quad HD) e 120 Hz, mas o detalhe principal são os LEDs no teclado, algo bem atrativo para o público que gosta de jogos.
Na parte de conexão ele traz Bluetooth 5.1, duas portas USB-C, duas portas USB-A, leitor de cartões Micro SD e Wi-Fi 6.
Especificação de hardware
Indo para a parte mais importante para um notebook gamer, o IdeaPad Gaming vem em duas versões, uma com o processador Intel Core i3 1215U, com 6 núcleos e 8 threads rodando a até 4,4 GHz e outra com um Intel Core i5 1235U, de 10 núcleos e 12 threads também trabalhando a até 4,4 GHz.
Ambos os processadores são da 12° geração da Intel, Alder Lake-U, destinada para baixo consumo e alto desempenho, com consumo de até 15 W.
Outro ponto positivo no IdeaPad Gaming seria sua memória RAM de 8 GB, acompanhada por armazenamento de até 512 GB em SSD.
Obviamente eles não são reis da alta performance e desempenho, mas trazem consigo a GPU integrada Iris Xe, mais do que o suficiente para rodar jogos em baixa resolução.
Além disso, o conjunto completo resulta em um dos melhores Chromebooks já criados, não chega a ser um notebook gamer, mas com certeza deve dar para que estudantes e usuários normais consigam rodar alguns jogos, principalmente se forem usar serviços em nuvem.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui