Em uma explosão de fama, o BeReal vem crescendo de forma absurda se tornado uma das principais redes sociais, principalmente para o público da geração Z. O número de instalações do aplicativo já ultrapassa os 53 milhões, mas isso só mostra um lado da história. Um relatório aponta que diferente do número de instalações, a rede social tem poucos usuários ativos diariamente.
Conhecendo o BeReal
O BeReal é uma aplicação que tem como característica principal seu formato inovador de conteúdo. Nele os usuários são incentivados a voltar a plataforma diariamente para publicar uma foto, onde mostram o que estão fazendo no momento.
Esse estilo inusitado de tirar fotos, sem muita produção ou ambiente controlado, parece deixar a rede social mais orgânica e parece agradar especialmente o público mais jovem.
Outro ponto positivo para o BeReal é a sua aversão, pelo menos por enquanto, aos influenciadores. A rede social também não utiliza anúncios ou planos voltados para a monetização, fazendo dela um desafio enorme para profissionais que querem posicionar a sua marca.
Mesmo assim, por mais que pessoas a critiquem com comentários de que ela é uma febre passageira, grandes empresas já têm mostrado interesse na forma como ela funciona, e até copiado algumas de suas funções — o Instagram com o seu IG Candid, é um bom exemplo.
Aplicativo tem muitos downloads, mas poucos usuários ativos diariamente
Um relatório do Sensor Tower, uma plataforma que trabalha com métricas de redes sociais, demonstrou que o BeReal tem números conflitantes em sua curva de crescimento.
Enquanto a rede social viu um crescimento no seu número de usuários ativos mensalmente de 2.254% desde janeiro, no terceiro trimestre de 2022 a plataforma registrou uma média de apenas 9% dos usuários usando a rede social através do aplicativo Android todos os dias.
Devido a sua proposta única, mais do que número de usuários, o BeReal deve fidelizar seus utilizadores para eles voltarem diariamente, o que não está acontecendo.
A porcentagem de usuários ativos é a melhor forma de medir o sucesso do BeReal com o público, já que o número de downloads incluem muitas pessoas que acabam baixando o aplicativo por curiosidade, mas raramente voltam lá.
Competição de gigantes
Para comparação, o Instagram ficou em primeiro lugar em uma análise recente para ranquear as plataformas conforme a porcentagem dos usuários que baixaram o aplicativo e usavam todos os dias.
No relatório, o Instagram ficou com 39% enquanto o TikTok marcou 29%. Facebook, Snapchat, YouTube e Twitter ocupam as outras posições com 27%, 26%, 20% e 18%, respectivamente.
Vale mencionar que o BeReal é um aplicativo relativamente novo e a medida que sua base de usuários vai crescendo e mais recursos vão sendo introduzidos a tendência é que esses 9% aumentem.
É possível ver que a plataforma tem um longo caminho pela frente e ainda está longe de chegar nas principais empresas do mercado.
Fonte: Sensor Tower
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui