Recentemente, a equipe do Instagram havia anunciado seus esforços para trazer mais segurança para a plataforma, prevenindo o acesso inadequado de pessoas mais jovens a certos conteúdos, e em alguns casos até a própria rede social. O objetivo é instaurar a verificação de idade por IA.
Máquinas protegendo a rede social
Uma das soluções que a empresa estava cogitando é a verificação de idade dos usuários por AI e começou a ser testada esta semana. Caso funcione corretamente, a tecnologia deve ajudar o Instagram a não só proibir a entrada de usuários muito jovens na sua plataforma, algo que já causou diversos problemas, como também melhorar o algoritmo da rede social.
Neste sentido, a rede social conseguiria sugerir um conteúdo mais relevante para os seus usuários. Anúncios também se beneficiam da tecnologia.
O início dos testes no Instagram
Os primeiros testes com o IA acontecerão com usuários dos Estados Unidos sendo diferente do que aconteceu antes, quando a plataforma exigiu que os usuários verificassem suas idades. Na época, algumas pessoas só tiveram acesso à aplicação após completar a verificação.
Pelo noticiado, a verificação acontecerá quando contas registradas com idades abaixo de 18 anos tentam fazer a alteração, assim sendo, apenas adultos que fizeram o registro errado (se passando uma pessoa menor de idade) e jovens tentando burlar as restrições de conteúdo por faixa etária que a rede social adota.
No mais, a plataforma ainda mantém a regra de que apenas pessoas com 13 anos ou mais podem ter acesso à rede social e durante a criação de novas contas, mas ainda é necessário confirmar a idade.
Como funciona a verificação de idade por IA
A Partir de agora, para verificar sua idade na plataforma, os usuários terão algumas opções:
- Verificação por ID;
- Garantia social;
- Análise de IA.
Respectivamente, a primeira consiste na verificação através de documentos, a segunda requer a confirmação da idade do portador da conta através da “confirmação” de três de seus seguidores, já a última e mais avançada, faz parte de uma parceria com uma companhia conhecida por seu uso de inteligência artificial para “medir” a idade das pessoas, a Yoti.
O processo de verificação de idade por IA é feito pela Yoti: o usuário grava um vídeo selfie e envia para a empresa que usa machine learning para determinar sua idade.
A tecnologia utilizada pela Yoti utiliza padrões comprovados no rosto das pessoas para confirmar sua idade. Registros mostram que a taxa de sucesso é bem alta e ela já foi aprovada até pelo governo do Reino Unido.
Além disso, o Meta, dono do Instagram, afirmou que toda a informação transmitida para a Yoti é privada e não será disponibilizada para ninguém. Segundo ela, o processo é tão seguro que deveria passar a ser utilizado por outros aplicativos, para proporcionar um ambiente mais seguro nas redes sociais.
A empresa possui documentos explicando a sua tecnologia. Vale lembrar que ela não é a única no mercado a trabalhar neste nicho, o próprio Instagram reportou que está trabalhando em sua própria Inteligência Artificial para identificar pessoas conferindo sua idade na plataforma.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui