Ícone do site BIT magazine

Terra dos dinossauros? Sim, espécie inédita é encontrada em São Paulo

Que o Brasil é uma terra riquíssima de recursos naturais, espécies só nossas, fauna e flora, nós já sabemos. Porém, dinossauros? Sim, temos também! Confira uma nova espécie encontrada em São Paulo.

Vértebra de dinossauro. (Imagem: Divulgação/Pexels)

Dinossauro ‘anão’ é descoberto em terras brasileiras

A espécie de saurópode do grupo dos titanossauros chamada de ‘Ibirania parva’ está entre as menores espécies conhecidas até o momento, encontrada na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Os dinossauros saurópodes eram herbívoros “pescoçudos” e estão entre os maiores que já andaram sob a Terra, chegando a atingir mais de 30 metros de comprimento, entretanto, outras espécies podiam ser consideradas ‘anões’.

Os vestígios do dinossauro foram encontrados na Formação Geológica São José do Rio Preto, no noroeste paulista, que já é uma região conhecida por ter diferentes espécies. A notícia foi divulgada no último dia 15 pelo periódico científico Ameghiniana.

A equipe de estudiosos é formada por pessoas de universidades (inter)nacionais e, comparando o ibirania parva com outros parentes próximos, descobriu-se que o ‘anão’ tinha características só dele, principalmente em relação à estrutura das vértebras, indicando que poderia pertencer a uma espécie ainda não identificada.

Por conta das descobertas, escolheram o nome que é a junção de Ibirá com “ania”, que significa peregrino em grego e “parva”, que significa pequenino em latim.

Considera-se que a palavra Ibirá vem de “Ybyrá”, palavra tupi que significa árvore e, por isso, o significado do nome é “o pequenino peregrino das árvores”.

Estima-se que o dinossauro em questão media entre 5 a 6 metros de comprimento.

Espécie adulta e terreno cheio de novos estudos

Dentro dos titanossauros, existem várias espécies de grande porte e, por isso, os estudiosos tentaram identificar se o Ibira Parva seria um dinossauro jovem ou se era apenas as suas características.

Fazendo análises de amostras de tecido, descobriu-se que o tamanho pequeno era sim uma característica da própria espécie.

Trata-se de um titanossauro anão, a primeira espécie documentada em solo do continente americano que viveu no Período Cretáceo, cerca de 80 milhões de anos atrás.

O estudo diz que:

“O nanismo observado está associado à evolução de uma fauna endêmica em resposta a condições ambientais da Formação São José do Rio Preto, caracterizada por períodos prolongados de seca.”

Uma das principais regiões do Brasil com espécies variadas de dinossauros fica um pouco afastada de São Paulo, no Paraná.

Cruzeiro do Oeste é uma cidade no noroeste do Paraná que está em processo de ficar conhecida como “terra dos dinossauros”. Só em 2014 foram encontrados 47 fósseis na região.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile