A Tesla esta enfrentando grandes problemas com a fabricação dos seus veículos na Alemanha devido às mudanças climáticas. A água está cada vez mais escassa em algumas regiões do país, motivo pelo qual a empresa teve à sua abertura atrasada. Em meio a essa crise de seca em partes do país, a empresa disse que iria se empenhar para gastar menos água por veículo produzido em todas as suas montadoras, em especial nas que estão no país.
De acordo com um contrato firmado com as autoridades locais, a região receberia cerca de 1,4 milhão de metros cúbicos de água por ano, o que é suficiente para uma cidade com cerca de 40 mil pessoas. As autoridades de Brandemburgo estão apoiando os esforços para perfurar poços e conseguir mais água. Eles afirmam que os suprimentos podem ser conseguidos em outras localidades, se necessário.
No entanto, cavar novos poços não fará com que as preocupações acabem, mas que sejam amenizadas. Apesar dos problemas, boa parte da população se mantém favorável ao funcionamento fábrica, graças a geração de emprego da mesma e melhoria na economia local.
Isso se torna positivo para a empresa, pois aumentar a fábrica é fundamental para as ambições da Tesla. A montadora precisa de uma fabricação na Europa para abastecer o mercado de veículos elétricos, que tem demanda constante e um rápido crescimento. Ainda mais que esse mercado deve permanecer maior e mais competitivo do que nos Estados Unidos pelos próximos anos.
O que os ambientalistas dizem sobre a fábrica da Tesla?
Políticos alemães apoiaram o investimento em uma nova fábrica apesar da crise, porque isso promete gerar milhares de empregos. As autoridades dizem que a situação é administrável. O engenheiro químico do governo, Steinbach, afirmou que todas as preocupações ambientais estão sendo levadas a sério. Todas essas preocupações estão em pauta no momento, pois existe uma preocupação dos ambientalistas com abertura da fábrica nesse momento – o que não deve demorar de acontecer.
Ainda assim, especialistas afirmam que algumas preocupações dos ambientalistas são válidas, visto que o lençol freático de Brandemburgo vem registrando uma queda nos últimos anos. Além disso, as secas vêm resultando em incêndios. Os meteorologistas preveem ondas de calor ainda mais frequentes, enfraquecendo ainda mais a capacidade do solo de armazenar as águas advindas das chuvas.
Vale lembrar que, quando perguntaram a Elon Musk se a fábrica que a Tesla estava construindo na Alemanha esgotaria o abastecimento de água na região, ele deu risadas e afirmou: “Essa ideia é completamente errada.” Seis meses depois, a água é uma das principais razões pelas quais a fábrica não está produzindo ainda. Isso pode levar mais um tempo para acontecer ou até interromper o projeto de 5 bilhões de euros não está fora de questão nesse momento.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui