Um estudo publicado pela empresa de marketing URL Genius apontou que o TikTok e o YouTube são os aplicativos de mídia social que mais rastreiam dados pessoais dos usuários. Ao que tudo indica, as redes sociais se espelham no BBB para rastrear seus usuários.
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A empresa de marketing móvel descobriu que o YouTube armazena principalmente informações pessoais para seus próprios fins – a exemplo do rastreamento do histórico de pesquisa on-line ou até mesmo a localização do usuário – para veicular anúncios relevantes.
Já o TikTok, de propriedade da gigante chinesa de tecnologia ByteDance, permite que rastreadores de terceiros coletem seus dados – e a partir daí, é difícil dizer o que acontece com eles.
Para realizar o estudo, a URL Genius usou o recurso Record App Activity, do iOS da Apple, para contar quantos domínios diferentes rastreiam a atividade de um usuário em 10 dispositivos de mídia social diferentes: YouTube, TikTok, Twitter, Telegram, LinkedIn, Instagram, Facebook, Snapchat, Messenger e WhatsApp.
“Atualmente, os consumidores não conseguem ver quais dados são compartilhados com redes de terceiros ou como seus dados serão usados”, disseram os autores do estudo à reportagem da CNBC, que não conseguiu declarações do YouTube ou do TikTok.
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O que o estudo revelou?
O YouTube e o TikTok superaram os outros aplicativos com 14 contatos de rede cada — mais que o dobro da média de seis contatos de rede por aplicativo do estudo. “Esses números são provavelmente maiores para usuários que estão logados em contas nesses aplicativos”, diz o estudo.
Dez dos rastreadores do YouTube eram contatos de rede primários, o que significa que a plataforma estava rastreando a atividade do usuário para seus próprios fins.
Quatro dos contatos eram de domínios de terceiros, o que significa que a plataforma estava permitindo que um punhado de usuários misteriosos coletasse informações e rastreasse a atividade do usuário.
Com o TikTok, os resultados foram ainda mais misteriosos: 13 dos 14 contatos de rede no popular aplicativo de mídia social eram de terceiros. O rastreamento acontecia mesmo quando os usuários não permitiam a coleta de informações nas configurações de cada aplicativo, de acordo com o estudo.
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Quais são os riscos dos rastreadores das redes sociais?
Os rastreadores têm acesso às postagens com as quais o usuário interage e quanto tempo é gasto em cada uma delas – além de saber a localização física e qualquer outra informação pessoal que é compartilhada com o aplicativo.
Como o estudo observou, rastreadores de terceiros podem mapear a atividade de usuários em outros sites, mesmo depois que a pessoa saia do aplicativo.
Apesar de outras redes sociais terem menos rastreadores, isso não significa que elas trazem mais segurança para a privacidade dos usuários.
O Facebook, por exemplo, possui apenas um rastreador, mas já passou por diversos escândalos envolvendo dados pessoais de seus usuários.
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