Os vídeos no TikTok têm ganhado ainda mais espaço e por conta disso, mais pessoas têm se aventurado na plataforma. Além do que, legendar os vídeos também se tornou uma prioridade, agora, a plataforma também poderá criar imagens a partir das palavras.
Ferramenta básica – mas inovadora
Os sistemas de Inteligência Artificial de texto para imagem estão crescendo e a popularidade aumentando muito. Prova disso? Agora, a IA está também no aplicativo mais baixado do mundo: o TikTok.
A plataforma de vídeo recentemente adicionou um novo efeito chamado “AI greenscreen” que permite que os usuários digitem um texto pequeno e, a partir dele, o software irá gerar uma imagem.
Essa imagem pode ser usada como plano de fundo de um vídeo – e, claro, potencialmente será uma ferramenta muito útil para os criadores de conteúdo.
A nova ferramenta ainda é muito simples em relação a outras (como a do Google e a Make a Scene, do Facebook).
Esta nova Inteligência Artificial do TikTok cria apenas imagens abstratas e flutuantes; como uma força refletida na natureza sonhadora das imagens sugeridas pelo app.
Porém, pode ser que essas limitações sejam intencionais, pois modelos mais avançados exigem maior poder de computação, o que seria caro e exigiria muitos recursos para a empresa implementar.
Além disso, o TikTok tem mais de um bilhão de usuários e dar a todos esses indivíduos o poder de criar imagens fotorrealistas, possivelmente produziria alguns resultados preocupantes.
Proteção aos usuários do TikTok
O TikTok terá que se proteger para que os usuários não façam da ferramenta uma maneira de invenção inescrupulosa de imagens.
Testes foram feitos para que, ao usar palavras como “nudez” não seja possível identificar nada, mas que fique um borrão de cores na tela.
A ferramenta pode estar ficando cada vez mais popular pelo mundo, dois anos atrás, a OpenIA lançou a Dall-E e agora o desenvolvimento dessa tecnologia está em uma plataforma com 1 bilhão de pessoas.
A Meta (dona do Facebook) não quis ficar atrás lançando a Make-A-Scene ainda este ano, mesmo em desenvolvimento. Mark Zuckerberg garante que o software tem um desenvolvimento melhor que o dos concorrentes.
Aliás, Zuckerberg não desiste de enfrentar o TikTok e agora, com esta nova ferramenta, outras comparações podem surgir a partir disso.
O fato é que a Inteligência Artificial veio sim para ficar e teremos que lidar com ela – ou melhor, conviver com ela.
Com informação: The Verge.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui