E o TikTok se envolve em mais uma polêmica relacionada a segurança do público mais jovem em sua plataforma. Dessa vez, o ICO (Gabinete do Comissário de Informação do Reino Unido) está julgando a rede social por falhar em proteger informações de crianças que tiveram seus dados violados. Segundo os especialistas, o TikTok pode levar uma multa milionária por sua negligência.
TikTok pode levar multa milionária
Uma notificação enviada pelo órgão anunciou os planos do ICO em aprofundar as investigações sobre a empresa. Segundo o que foi dito, o TikTok cometeu diversas falhas ao não conseguir o consentimento adequado dos pais dos menores que utilizam a plataforma.
Segundo o ICO, o problema se tornou ainda mais grave quando as informações dessas crianças começaram a ser processadas. O órgão disse que a violação foi algo que aconteceu durante o período de dois anos, até meados de 2020.
A notificação enviada — para o TikTok Inc e TikTok Information Technologies UK Limited — serve apenas como aviso, mas pode resultar em uma multa severa. Especialistas acreditam que em caso de penalização do ICO a empresa, o valor pode chegar perto dos US$ 30 milhões.
TikTok falhou mesmo em proteger as crianças?
Durante a investigação, o órgão afirmou ter encontrado indícios que apontam para diversas negligências da rede social em relação aos seus usuários menores de idade, o mais grave deles sendo o processamento de informações sem permissão dos responsáveis.
Além disso, o TikTok também falhou em informar seus usuários, de uma maneira clara, como esses dados eram usados. Por fim, o órgão também julgou que a rede social não tinha bases jurídicas para processar algumas das categorias de dados.
O ICO garantiu que sua intenção não é banir as crianças das redes sociais, mas sim garantir que elas possam transitar por ambientes que respeitem sua privacidade e segurança.
“Todos nós queremos que as crianças possam aprender e experimentar o mundo digital, mas com as devidas proteções de privacidade de dados”, disse John Edwards, Comissário de Informações.
Empresa responde à acusação
A empresa se manifestou dizendo discordar da decisão, comentando sobre as várias medidas que tem tomado para fazer da sua plataforma o mais segura possível para todos.
“Embora respeitemos o papel da ICO na proteção da privacidade no Reino Unido, discordamos das opiniões preliminares expressas e pretendemos responder formalmente à ICO no devido tempo”, disse um porta-voz do TikTok.
Vale lembrar que o TikTok já tem um processo em andamento, quase em seus estágios finais, na Irlanda pelos mesmos motivos.
O ICO comunicou que vai considerar cuidadosamente a postura da empresa antes de tomar qualquer decisão.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui