TikTok tenta se aproximar de concorrente testando nova forma de consumo dos conteúdos
TikTok horizontal deve ficar mais parecido com o YouTube. Plataforma começa testes com modo idêntico ao encontrado no concorrente.
Desde que explodiu em popularidade, o TikTok é uma das redes sociais que mais teve seus recursos copiados pela concorrência. Hoje, praticamente todas as suas competidoras já implementaram, ou estão planejando implementar, o formato de vídeos curtos na vertical em alguma capacidade. Mas o TikTok também está procurando trazer outros formatos de sucesso para a sua plataforma. Agora o teste é um novo modo de tela cheia horizontal, que o deixará mais próximo de rivalizar com o YouTube.
TikTok vs YouTube, quem ganha?
Quando se trata de vídeos, as duas plataformas estão entre os principais nomes do mercado. O YouTube oferecendo seus vídeos longos e anos no mercado, enquanto o relativamente mais novo TikTok trabalha com o seu modelo de vídeos curtos na vertical, virando uma febre entre os usuários. Ou pelo menos deveria ser assim.
Após anos de competição, e “roubo de recursos”, hoje as plataformas estão ficando cada vez mais parecidas. Enquanto o YouTube vem copiando tudo que pode do rival — a plataforma do Google literalmente fez uma cópia inteira do rival ao lançar o YouTube Shorts —, o TikTok também não ficou atrás e vem implementando diversas ferramentas baseadas na concorrência.
E se o YouTube pode adentrar em seu território, o contrário também é possível. Não faz muito tempo que a rede social da ByteDance trouxe para seus usuários a possibilidade de fazer upload de vídeos com até 10 minutos de duração, saltando do limite anterior de 3.
Embora saísse completamente da proposta original da plataforma, a mudança atraiu criadores de conteúdo de diversas áreas que agora veem o TikTok como um ótimo lugar para compartilhar tutoriais, notícias, palestras, etc.
Mas o TikTok, como quem não quer nada, vai introduzir um recurso que o deixará ainda mais parecido com o rival.
Visualização em modo de tela cheia horizontal no TikTok
O TikTok começou os testes de um novo modo de visualização de vídeos com o celular na horizontal, exatamente o oposto do que usa desde que foi lançado, a visualização na vertical. O recurso já disponível, mas apenas para alguns usuários selecionados,
Segundo o TechCrunch, usuários com o recurso ativo em seus aplicativos estão se deparando com um novo botão “full screen”, tela cheia, em vídeos com formato quadrado ou retangular que aparecem em sua linha do tempo.
Clicar no botão altera o modo de visualização do seu aparelho, colocando ele na horizontal, o mesmo que acontece com vídeos do YouTube e outros sites.
A novidade pode até não ser do agrado de muita gente, afinal, o aplicativo é um dos principais responsáveis pela popularização dos vídeos na vertical, mas a expectativa é que ela gere mais opções criativas para os usuários do TikTok, que agora vão poder pensar na criação de conteúdo que utilize o espaço horizontal extra dos smartphones.
Por ser um recurso de teste, o TikTok ainda não deu nenhuma informação sobre quando, ou se, o modo de visualização em modo de tela cheia horizontal vai chegar amplamente para todos os usuários.
Fonte: TechCrunch
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.