Tipos de roteadores, qual é o melhor para você? [Características]

Os Tipos de Roteadores que podemos encontrar hoje variam de acordo com alguns aspectos, como finalidade, alcance e preço

Os Tipos de Roteadores que podemos encontrar hoje variam de acordo com alguns aspectos, como finalidade, alcance e preço. Neste artigo, vamos mostrar os mais comuns, e dentre eles, os modelos mais procurados no mercado.

publicidade
Tipos de roteadores, qual é o melhor para você? [características]

Tipos de roteadores, qual é o melhor para você? [características] – Imagem: Reprodução/Freepik

Quais são os tipos de roteadores existentes?

No Brasil, temos basicamente quatro tipos de roteadores que circulam pelas casas e empresas dos brasileiros. No meio dessa diversidade, cada um pode fornecer pontos positivos e negativos em comparação com outros. Assim, tão importante quanto conhecer os modelos, é necessário entender a sua necessidade.

Por este motivo, logo abaixo, te mostraremos também as ocasiões ideais para cada tipo. Mas antes disso, não deixe de conferir como esses roteadores diversos podem tornar a sua vida mais prática, até porque, uma conexão sem fio instável, pode embaralhar o dia de qualquer pessoa.

Os repetidores Wi-Fi (não são roteadores)

Vamos começar por um tipo que é o mais acessível de todos, no entanto, é o que contém maiores limitações. Afinal, os repetidores Wi-Fi, são uma solução para quem deseja expandir o alcance de sua rede.

publicidade

No entanto, eles são diferentes dos roteadores mesh (que tem o objetivo principal de ampliar o alcance da rede), que apresentaremos a seguir. Os repetidores, criam “novas redes” a partir do roteador principal, desse modo, com mais repetidores conectados, a velocidade da internet fica mais lenta por dividir a conexão principal em novos pontos.

Além disso, para se conectar entre um repetidor e outro é necessário fazer uma troca manual, mas em alguns casos, também ocorre de forma automática. No final das contas, é uma ótima opção para quem quer economizar, mas em termos de performance, pode deixar a desejar conforme a sua exigência.

Roteadores Mesh

Tipos de roteadores, qual é o melhor para você? [características]

Tipos de roteadores, qual é o melhor para você? [características] – Imagem: Reprodução/Freepik

Aqui estamos falando de elite, os roteadores mesh estão ganhando mais popularidade a cada ano que passa. Embora possa alcançar os preços mais elevados entre os demais tipos, já é possível encontrar modelos mais acessíveis. Se você quiser saber mais sobre este modelo, nosso artigo vai te ajudar!

A princípio, é possível olhar para o roteador mesh e pensar que ele é igual a um repetidor. De fato, este tipo até trabalha com o mesmo fim, a diferença consiste na qualidade do sinal e velocidade entregue.

O roteador mesh funciona com uma rede de aparelhos, chamados de “nós”, de modo que cada um deles funciona como um roteador principal. Eles não “criam outra rede”, pois são da mesma rede, sem a necessidade de criar outra senha, etc. Além disso, a sua cobertura é ideal para grandes estruturas, com mais de um andar, ou construções complexas.

Os mais comuns (roteadores simples)

Embora os repetidores sejam mais acessíveis e bem conhecidos no mercado e entre usuários, eles não são usados por muitas pessoas. Os roteadores mesh, por sua vez, ainda estão entrando em uma zona acessível no mercado brasileiro. Contudo, ambos não são os mais encontrados, por isso, reunimos outros dois tipos da lista com este lugar de destaque.

Roteador Single Band 2.4 GHz

Chegamos ao mais comum e utilizado até o momento, sendo um modelo que se consagrou no mercado por conta de sua incrível funcionalidade. Além de cobrir áreas de longo alcance, é muito eficaz em atravessar paredes que bloqueiam sinal.

Mesmo sendo um modelo bem eficiente, um dos mais encontrados nas casas brasileiras, é possível que o fim da sua era esteja próxima. Isso acontece porque muitos fornecedores estão apostando no uso de roteadores Dual Band, que apresentaremos em seguida.

Um dos motivos pelo qual está ficando para trás, é a sua baixa taxa de transmissão, que pode ser de até 150 Mb/s.

Roteador Dual Band

Por fim, temos o roteador que pode suceder o tipo anterior, e é cada vez mais comum na casa dos brasileiros. Se você já foi à casa de um amigo, pediu para se conectar ao Wi-Fi e a rede tinha a opção 2.4 ou 5 GHz, certamente se tratava de um roteador Dual Band.

Ele se caracteriza por oferecer suporte às frequências de 2.4 GHz e 5 GHz, a maior pode alcançar uma taxa de transmissão máxima de 1 GB/s. Isso mesmo, significa uma internet bem mais rápida, contudo, existe um ponto negativo na rede de 5 GHz.

Esta frequência mais veloz não é indicada para cobrir lugares maiores, e não é tão boa em passar por paredes. Assim, lembre-se que para maiores distâncias, é melhor estar conectado à rede 2.4 GHz.

Além disso, só é possível se conectar a uma das frequências por vez. Desse modo, você pode optar entre um e outro conforme a sua necessidade ou distância do roteador.

Qual roteador é ideal para cada situação

Há basicamente dois fatores fundamentais que vão influenciar a escolha de um roteador. Então, você pode considerar a distância que precisa cobrir e a qualidade e velocidade de rede que deseja obter.

  • O roteador 2.4 GHz vai atender à maioria dos usuários: ele combina estabilidade de sinal, grande alcance, e só deixa a desejar no seu limite de velocidade de transmissão;
  • Para quem não vai cobrir uma área tão extensa, ou vai fazer o uso – na maioria do tempo – no mesmo cômodo do roteador, o Roteador Dual Band e a frequência 5 GHz, vai oferecer grande velocidade, ideal para transmissões, jogos e downloads. Destacando que ele também suporta 2.4 GHz e é cada vez mais comum;
  • Se você apenas quer mais alcance a um custo bem acessível e não se importa em perder um pouco de velocidade, certamente um repetidor será o suficiente para te ajudar;
  • Está disposto a investir mais para obter uma cobertura surreal sem perder uma só taxa de frequência? Então, os roteadores mesh vão te oferecer tudo e um pouco mais do que você quer.

É melhor usar um roteador ou um modem?

Usar um roteador é bem melhor, pois o modem tem a função de trazer a rede da rua para dentro de casa. Apesar de hoje existirem aparelhos que são os dois em apenas um, a sua conectividade fica limitada a cabos na maioria das vezes ou com conexão sem fio extremamente limitada. O roteador oferece conexão e suporte Wi-Fi de melhor qualidade, além de suportar os cabos para conexões diretas e ser mais moderno.

Com informações: Educba

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista