Na última segunda-feira, dia 12 de outubro, a Samsung anunciou que pela primeira vez que seu sistema operacional (OS), o Tizen OS, estará disponível para TVs de outros fabricantes. De início, o sistema vai ficar aberto para TVs dos fabricantes parceiros, que serão vendidas na Austrália, Itália, Nova Zelândia, Espanha, Turquia e Reino Unido, até dezembro.
Tizen OS vai disponibilizar os recursos da Samsung para outras TVs smart
O maior benefício da novidade é que as empresas que vão usar o Tizen OS poderão ter acesso a recursos que até agora só estavam disponíveis nos produtos da sul-coreana, como a assistente pessoal Bixby.
Além da Bixby, as TVs dos fabricantes parceiros da Samsung poderão receber recursos como o Samsung TV Plus, uma plataforma de streaming de TV e vídeo gratuita, e Guia Universal, que ajuda a encontrar conteúdo através de recomendações e pesquisas.
Essa é uma importante adição para o mercado das Smart TVs, já que dá mais opções para os compradores que buscam principalmente televisões com um custo vs benefício melhor.
Ainda não se sabe ao certo se os aparelhos das marcas parceiras vão chegar no Brasil, mas a Samsung deixou claro que sua intenção é expandir o licenciamento, levando o sistema operacional para diversos produtos mundiais.
Quais fabricantes poderão usar o OS em suas Smart TVs?
As parcerias foram resultados de um programa lançado pela sul-coreana no ano passado visando otimizar o Tizen OS como hardware, entregando o máximo de desempenho e funcionalidade em aparelhos não-Samsung.
Os primeiros dispositivos a receber o OS serão as TVs da Bauhn, da Linsar, da Sunny e da Vispera. Talvez você nem conheça essas marcas, mas isso é até uma coisa boa, já que significa que a Samsung está disposta a trabalhar com marcas menores em diferentes países.
Sistema operacional da Samsung tem perdido espaço
A empresa, que é uma das maiores fabricantes de Smart TVs do mundo, tem visto sua participação nesse segmento do mercado diminuindo gradualmente com a introdução de alternativas, como Android TV, webOS e Roku.
A novidade pode ser vista como uma vitória para todas as partes envolvidas: a Samsung deve notar um aumento no número de pessoas usando seu sistema, as fabricantes menores não vão precisar se preocupar em desenvolver os seus próprios e os usuários vão poder encontrar opções mais baratas no mercado com o Tizen OS.
Vale notar que a LG também acabou de anunciar uma expansão no seu modelo de negócios para o sistema operacional das suas Smart TVs, o webOS, permitindo que outras fabricantes o usem.
Fonte: Samsung
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui