Ícone do site BIT magazine

Para que servem e como funcionam as tomadas inteligentes? Vale a pena ter várias?

Tomadas Inteligentes com aplicativos

Você já ouviu falar em tomadas inteligentes? Elas podem tornar sua vida em casa, no escritório ou estudando mais fácil. Abaixo, vamos explorar quais são as principais funcionalidades delas, como conseguir e processo de instalação em casa.

Fonte: Reprodução | TechTudo

Vale a pena investir em tomadas inteligentes? 

Com o mundo cada vez mais automatizado, investir em tecnologia pode ser uma mão na roda para quem procura por agilizada, praticidade e eficiência, seja em casa, no escritório, trabalho e etc. E uma das ferramentas para isso são as tomadas inteligentes

Mas, como funcionam essas tomadas? De casa ao trabalho, esse tipo de ferramenta está cada vez mais presente, pois traz mais praticidade, economia de energia e maior controle sobre os dispositivos elétricos.

Mas não basta apenas sair comprando pois tem o nome “inteligente”, tem que saber também quais são suas funções, para que serve e até mesmo como instalar. E mais importante: vale a pena investir em várias delas? No Bit Responde, vamos essas questões de forma detalhada e atualizada, considerando os avanços dos últimos modelos. 

O que são e para que servem as tomadas inteligentes?

Tomadas inteligentes são dispositivos que permitem controlar aparelhos elétricos conectados a elas de forma remota. Dessa forma, ao investir em uma, você pode controlar todos os aparelhos ligados através de um aplicativo, ou até mesmo através de comando de voz. 

Fonte: Reprodução | TechTudo

Assim, mesmo que você tenha Android ou iOS, Alexa, Google Assistante ou Siri, dá para realizar todos os comandos e utilidades da tomada de forma total. Dentre as funcionalidades principais, elas oferecem:

Dessa forma, não precisa de muito para descobrir os motivos pelos quais elas são tão legais: aumento da segurança da casa ao simular a presença de pessoas ligando luzes de forma automática, otimização do uso de energia ao desligar dispositivos que ficaram ligados sem necessidade, além de mais facilidade de controle de aparelhos em ambientes com acessibilidade reduzida.

Como funcionam as tomadas inteligentes?

Após investir em um dos modelos das tomadas inteligentes, tudo o que você precisará é de uma rede Wi-Fi. Dessa forma, o processo de automação ocorrerá completamente pelo celular e internet.

Fonte: Reprodução | TechTudo

Ao ligar as tomadas e conectá-las ao Wi-Fi, elas automaticamente conectam-se ao aplicativo do fabricante instalado no smartphone do usuário. Você também precisará ter o aplicativo instalado em seu celular. 

Em termos de instalação, a maioria das tomadas inteligentes é do tipo plug-and-play, ou seja, basta conectá-las à tomada convencional e seguir as instruções de configuração.

Algumas opções mais avançadas requerem instalação elétrica fixa, o que pode demandar o auxílio de um eletricista. Dessa forma, entre as funcionalidades adicionais das tomadas inteligentes, você terá:

Vale a pena ter várias tomadas?

A resposta depende das necessidades e dos objetivos de cada usuário. Para uma residência com muitos aparelhos que podem ser controlados remotamente, ter várias tomadas inteligentes pode ser uma excelente opção. 

Entretanto, é importante planejar onde e como as tomadas serão utilizadas. Ter várias tomadas automatizadas sem uma estratégia clara pode acabar sendo um desperdício, ou seja, você gasta ao investir na tomada, e gasta também para instalar, mas tem pouco controle de gastos de energia em casa.

Fonte: Reprodução | Positivo Casa Inteligente

O ideal é começar identificando os aparelhos que mais precisam de automação ou monitoramento de consumo, como televisores, ventiladores, aquecedores ou lâmpadas.

Outro ponto a considerar é o custo: embora os preços das tomadas inteligentes tenham caído nos últimos anos, especialmente com a ampla concorrência no mercado em 2024, adquirir vários dispositivos ainda pode representar um investimento significativo: 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile