Os golpes com criptomoedas ganham inúmeras facetas, e dessa vez, ela veio por um meio que não é tão incomum. Segundo o BleepingComputer, os golpes com fundos de doações aumentaram cerca de 3 vezes desde o começo do ano. Além de doações, a promessa de bons brindes ou bônus também é um dos meios pelos quais muitos criminosos têm roubado moedas.
Sempre olhe com atenção quando o assunto for criptomoedas
Atividades ilícitas como estas tornam o aviso “não confie suas criptomoedas a terceiros“, muito importante! Afinal, inúmeras pessoas caem ano após anos, em golpes das mais diversas fontes e naturezas.
A medida de crescimento se deu através do surgimento de 300% a mais de sites de golpes de doação de criptomoedas entre janeiro e julho de 2022. Assim, ao mesmo passo que a tecnologia se expande e se torna mais comum para a sociedade, o crime também corre para se adiantar e tirar proveito dos leigos.
Os responsáveis pelo levantamento foram os agentes de segurança cibernética do Group-IB. O número total de registros de sites maliciosos com a finalidade de enganar pessoas através de falsas doações chega a 2 mil domínios.
Outra modalidade que também está enganando milhares de pessoas
Como se já não bastassem as doações estarem crescendo, há uma variante que quase se enquadra neste tipo de crime. Trata-se da oferta de brindes e pedido de arrecadação usando imagens de pessoas influentes, como Elon Musk, por exemplo, ou o presidente de El Salvador, país que ficou famoso por adotar o Bitcoin como moeda local.
Assim, os criminosos agem durante lives dessas figuras que movimentam milhões de seguidores online e transmitem muita confiança. Segundo informes que o BleepingComputer levantou, os hackers podem ter um pool de até 30 milhões de vítimas.
O cálculo considera que essas pessoas têm uma média de 15 mil espectadores por cada transmissão. Além disso, o YouTube apareceu como maior fonte de captação de vítimas, seguido da Twitch. Um dos pontos que os analistas destacaram foi a confiança que os domínios passaram, considerando que são “.NET”, “.COM”, por exemplo.
Outro ponto que novamente entra em vigor e chama atenção é o fato de como esses crimes são mais fáceis de serem cometidos. A seguir, a fala dos pesquisadores destaca exatamente esta questão:
“O Group-IB revelou que os fóruns usados por golpistas formam um mercado completo que pode ajudar até golpistas iniciantes sem experiência em tecnologia a realizar um esquema de fraude criptográfica”
Isso deve ser um alerta para você pensar muito bem antes de dar suas criptomoedas, vendê-las e até mesmo doá-las. Até porque, depois de uma transferência em blockchain, o processo é irreversível, e em casos como estes pode ser até mesmo impossível de localizar.
Fonte: BleepingComputer
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui