Torneio de Minecraft inspirado em Round 6 deixa país sem acesso à internet por horas ao ser alvo de ataque DDoS.
A série Round 6, da Netflix, deu o que falar e mesmo após o fim da temporada de estreia ela ainda vive na telinha. Seja em forma de memes ou até menções vemos fãs espalhados por todo o mundo fazendo algum tipo de homenagem à famosa série da lula, “Squid Game”.
Dessa vez, uma dessas homenagens parece ter deixado um país inteiro, o microestado do Principado de Andorra, entre a França e a Espanha, sem acesso à internet por várias horas durante o fim de semana.
Ao que parece foi realizado o torneio Twitch Rivals de SquidCraft Games onde grupos de jogadores competem em desafios semelhantes aos da famosa série por uma premiação de US$ 100 mil, em um mundo totalmente criado dentro do universo do Minecraft.
Leia mais: Governo Polonês está usando malware para espionar; como se proteger?
Durante o torneio os participantes passam pelos jogos que foram mostrados na série, porém, recriados em Minecraft. Dentre as provas podemos destacar a famosa “Batatinha frita, 1, 2, 3“, por exemplo, além de rodadas originais, como esconde-esconde, todas baseadas em brincadeiras infantis.
To be continued… mañana 🦑@SquidCraftGames pic.twitter.com/pBGYAkker6
— Twitch Rivals (@TwitchRivals) January 21, 2022
O evento começou com mais de 140 streamers, incluindo o popular AuronPlay, e do nada, no meio da partida, vários usuários começaram a desaparecer do jogo quando uma falha de sistema, que afetou todo o principado europeu, fez com que eles perdessem a conexão.
A Andorra Telecom, única provedora de internet do país de cerca de 70 mil habitantes, comunicou nas redes sociais que os usuários ficaram sem acesso à internet devido à rede estar sendo vítima de um ataque DDoS (Ataque de Negação de Serviço), o que fez com que tanto os streamers quanto praticamente todos os moradores da região que utilizavam os serviços da operadora tivessem problemas de conexão.
⚠️ Us informem que la xarxa d’internet està patint un atac de denegació de servei (DDoS). Per aquest motiu, pot ser que alguns usuaris tingueu dificultats per navegar per internet. Ho estem mitigant.
— Andorra Telecom (@AndorraTelecom) January 21, 2022
Segundo o observatório NetBlocks, o DDoS na única operadora do país provavelmente tem uma ligação com o torneio de SquidCraft Games, competição transmitida na Twitch.
ℹ️ Confirmed: Internet disruption registered on #Andorra Telecom (AS6752) on Saturday evening; the incident is attributed by the state telco to a DDoS attack targeting the high-stakes #SquidCraftGames Minecraft Twitch competition, resulting in the elimination of Team Andorra 📉📈 pic.twitter.com/RCsJu2DYpH
— NetBlocks (@netblocks) January 23, 2022
Ainda não se sabe a origem do ataque e as investigações continuam na tentativa de encontrar os culpados.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui