Nas últimas semanas, muito tem se falado sobre as novas possibilidades de conexão para celulares ignorando as limitações das atuais torres de sinal, mas a empresa que saiu na frente foi a Huawei, entregando o primeiro smartphone com opções de enviar texto por satélite.
Huawei lança smartphone que pode enviar texto por satélite
A Huawei é uma empresa chinesa com bastante presença no mercado de smartphones. Mesmo não sendo tão famosa como a Apple, Samsung e Xiaomi por aqui, ela conquistou seu espaço trabalhando sempre com as tecnologias mais recentes.
Dessa vez, a empresa sorrateiramente passou na frente da Apple anunciando sua nova linha de smartphones, a Mate 50, um dia antes da rival anunciar o iPhone 14 em seu evento. Os aparelhos Mate 50 e Mate 50 Pro trazem consigo uma tecnologia que também vai estar presente no novo iPhone: o recurso de enviar mensagens curtas usando conexão via satélite.
No caso da Huawei, o recurso vai usar a rede global de satélites BeiDou, da China, permitindo a comunicação até em áreas sem sinal de celular.
Mate 50 e Mate 50 Pro
Ambos os aparelhos vêm equipados com uma câmera principal de 50 MP e aberturas variáveis de f/1.4 a f/4, colocando eles na frente de outros aparelhos que geralmente possuem uma abertura fixa.
Os aparelhos também trazem uma câmera ultrawide de 13 MP e uma câmera teleobjetiva, para zoom óptico. Enquanto a versão Pro vem com uma câmera de 64 MP, zoom 200x, a versão normal traz um sensor de 12 MP e apenas 100x.
Os aparelhos também vêm com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, 4 G e display OLED. Enquanto o Pro traz uma tela de 6,74 polegadas com taxa de atualização de 120Hz, a versão normal vem com um display de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 90Hz.
Conexão via satélite
Desde que a SpaceX se juntou com a T-Mobile para fazer uma parceria, esse é o tema mais quente do mundo das telecomunicações.
O Google já está trabalhando em soluções para implementar a tecnologia no seu sistema operacional (OS) e a própria Apple já anunciou seu iPhone 14 com conexão via satélite para enviar mensagens de emergência em regiões sem cobertura da rede móvel. Embora esse serviço só esteja disponível na América do Norte, pelo menos de início.
No momento, a conexão via satélite ainda é bastante limitada e geralmente só vai permitir envio de mensagens curtas, mas com o tempo, mais serviços podem ser disponibilizados.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui