A Toyota publicou no último dia 10 de fevereiro uma patente, registrada em meados de 2021, que descreve o que seria um câmbio manual fake para veículos que não precisam de combustível. Algo que parece bem inútil, já que carros elétricos não possuem caixa de marcha.
Um carro com motor elétrico, diferentemente de um carro com motor a combustão, pode simplesmente não ter câmbio – usando uma taxa de redução de engrenagens fixas ou até mesmo motores diretamente nas rodas.
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Dessa maneira criar um câmbio automático para um carro elétrico se torna, em quase todos os casos, um desperdício – além de aumentar desnecessariamente o peso do carro.
Mesmo assim, tem muita gente por aí que prefere o câmbio manual, que dá uma sensação maior de controle ao veículo. Para essas pessoas, a adoção em massa de motores elétricos está se tornando uma ameaça para o “estilo de vida aventureiro”.
Câmbio manual fake para carros elétricos pode ser uma ótima jogada da Toyota
Pensando nessas pessoas, a Toyota criou um sistema de câmbio manual para carros elétricos, uma concessão que apela diretamente ao público mais tradicional, pessoas que amam dirigir e se sentir no controle.
Essa não é a primeira ação do tipo feita por empresas de carros elétricos. Até porque vários modelos de várias empresas por aí fazem um ruído simulando de ronco de motor para passar a sensação de um carro movido a combustível.
No caso da Toyota, a ideia é “fornecer um veículo elétrico que fosse capaz de fornecer a sensação de conduzir um carro a combustão sem experimentar as dificuldades inerentes a um modelo a combustão”.
Segundo a empresa, a simulação vai muito além de ter um câmbio manual: ela se estenderia até as mais variadas partes envolvidas no processo de condução de um automóvel movido a combustível.
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De início, teria um indicador que permitiria que o carro tivesse o sistema automático alterado para o “manual”. Dentro do modo manual, vários dispositivos iriam trabalhar em conjunto para fazer uma simulação eletrônica da embreagem e da manopla de câmbio – chegando até a vibrar artificialmente através de um “gerador de força de reação”, além de fazer pressão adequada no pé do piloto.
Segundo a empresa, até a simulação de ponto morto será possível. Mas tudo isso ainda está longe de ser feito, levando em consideração que as informações vêm diretamente da patente que acaba de ser divulgada.
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