Ícone do site BIT magazine

Toyota é obrigada a interromper operações após ataque cibercriminoso

A Toyota Motor precisou interromper as operações em todas as suas fábricas localizadas no Japão depois que um fornecedor foi atingido por um ataque cibernético, interrompendo o sistema de gerenciamento de fornecimento de peças da montadora.

De acordo com o Nikkei, 28 linhas em 14 fábricas tiveram que ser suspensas além das subsidiárias Hino Motors e Daihatsu Motor que tiveram algumas de suas operações paralisadas durante a terça-feira (1º de março).

Imagem: Pixabay

O anúncio de que as operações precisariam ser interrompidas foi feito confirmando um relatório anterior do Nikkei, anunciando que as operações em todo o Japão deverão ser retomadas nesta semana.

“Pedimos desculpas aos nossos fornecedores e clientes relevantes por qualquer inconveniente que isso possa causar”, disse a Toyota.

Pedido de resgate confirma o vírus no sistema da Toyota

A Kojima Industries, fornecedora de peças plásticas para a Toyota, foi a vítima do ataque cibernético. Ela comunicou que recebeu um pedido de resgate para tudo voltar ao normal – o que só confirmou a existência do vírus.

A empresa informou que está investigando desde segunda-feira a causa do ataque cibernético, o malware específico envolvido e os danos causados. 

A montadora trabalha diretamente com cerca de 400 fornecedores de nível 1 que possuem acesso ao sistema de controle de produção kanban just-in-time da empresa – o que fez com que o malware da Indústria Kojima se espalhasse para a Toyota.

Para evitar danos a longo prazo, a montadora colocou como prioridade paralisar a produção, inspecionar e recuperar o sistema.

A paralisação da Toyota incluiu uma fábrica da Daihatsu na província de Kyoto e o esperado é que a parada reduza a produção em algumas centenas de veículos. A montadora ainda não havia determinado se a fábrica voltaria a funcionar nesta quarta-feira.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile