Tripulação encalhada na Estação Espacial Internacional pode ser resgatada com união de forças

Que sufoco! Um vazamento inesperado em uma nave que atracada na Estação Espacial Internacional deixou a tripulação em sérios apuros.

Imagine ficar encalhado em alto mar sem ter um socorro à vista? Agora, imagine ficar preso no espaço? Pois é! Uma tripulação talvez tenha de ser resgatada da Estação Espacial Internacional (ISS) por uma nave russa por conta de um vazamento.

publicidade
Tripulação terá que ser resgatada da ISS. (Imagem: NASA)

Tripulação terá que ser resgatada da ISS. (Imagem: NASA)

Tripulação está presa na ISS e busca ajuda

Geralmente as notícias que chegam sobre a Estação Espacial Internacional (ISS) são boas e até inovadoras. Entretanto, está acontecendo um pequeno problema por lá nesses dias.

Na semana passada, houve um pequeno acidente um pouco antes de uma caminhada espacial ocorrer e as câmeras conseguiram captar imagens o vazamento.

As câmeras conseguiram filmar o vazamento de um líquido que refrigera algumas câmaras da tripulação russa Soyuz MS-22 no dia 14 de dezembro.

publicidade

A espaçonave consegue transportar três pessoas e transportou dois cosmonautas russos da Roscosmos (Agência Espacial Russa) e um astronauta da NASA para a ISS em setembro deste ano.

A nave permaneceu estacionada no módulo Rassvet, pois estava programada para trazer o trio de volta à Terra em meados de 2023.

Entretanto, esse vazamento repentino levantou a questão: como a tripulação irá voltar para a casa depois desse acidente?

A NASA e a Roscosmos fizeram uma coletiva de imprensa para falar sobre o ocorrido.

Intervenção na Estação Espacial Internacional para trazê-los de volta em segurança

Na coletiva de imprensa, Sergei Krikalev, diretor-executivo dos Programas de Voo Espacial Humano da Roscosmos, disse:

“Estamos analisando e avaliando o risco de uma reentrada nominal e [iremos] determinar se a reentrada [é] perigosa ou segura.”

Isso quer dizer que a nave pode não aguentar reentrar na atmosfera de maneira segura.

Por enquanto, as medidas de segurança da Soyuz MS-22 continuam em estado normal, entretanto, as agências não têm certeza se a reentrada é segura, por isso, enviaram uma nova nave de resgate. Um dia e meio após o vazamento, a NASA colocou:

“Os sistemas que foram testados eram nominais… as temperaturas e a umidade dentro da espaçonave Soyuz, que permanece acoplada ao módulo Rassvet, estão dentro dos limites aceitáveis.”

As caminhadas espaciais estão pausadas até que as agências possam concluir que é seguro andar fora da ISS. Depois de alguns testes, o gerente do programa da ISS da NASA, Joel Montalbano, autorizou a caminhada espacial.

A agência norte-americana concluiu que o vazamento não contaminou a ISS, Montalbano disse:

“Essa foi uma discussão que tivemos antes da caminhada espacial, as equipes analisaram e não há problema de contaminação.”

Agora, os dois cosmonautas russos e o astronauta americano terão que esperar o resgate para voltar para casa.

Com informações: Inverse.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza