Mesmo não tendo voltado nem à Lua ainda, o objetivo maior sempre foi Marte! Agora, confira alguns pontos turísticos muito legais que poderão ser visitados após a conquista do Planeta Vermelho.
Planeta Vermelho: vários pontos de visitação
Com enormes vulcões, cânions, crateras e até abrigos de água corrente (ainda sem confirmação), Marte será um local incrível para a visitação daqui a alguns anos.
Mesmo o Projeto Artemis estando com o cronograma de lançamento atrasado, o grande objetivo após chegarmos à Lua, é levarmos mais pessoas para conhecerem Marte.
Confira aqui alguns locais interessantes que poderão ser visitados no Planeta Vermelho.
Monte Olimpo
Nome dado à morada dos deuses gregos, o vulcão Monte Olimpo é o maior do nosso Sistema Solar e tem aproximadamente o tamanho do estado do Arizona nos Estados Unidos.
Sua altura mede 25 quilômetros e é quase três vezes maior que o Monte Everest, que tem cerca de 8,9 quilômetros de altura.
Pelos estudos feitos, o Monte Olimpo seria fácil de ser explorado, já que sua inclinação média é de apenas 5%.
Valles Marineris
Além do maior vulcão do Sistema Solar, Marte também possui o maior cânion, chamado de Valles Marineris, com cerca de 3 mil quilômetros de comprimento, afirma a NASA.
Seria cerca de quatro vezes maior que o Grand Canyon, com seus 800 quilômetros de comprimento.
Existem várias teorias sobre o surgimento de Valles Marineris, ainda sem uma certeza, mas que poderia ter sido criado em consequência aos vulcões Tharsis.
Vulcões Tharsis
Outros vulcões existentes em Marte se chamam Tharsis, eles formam uma cadeia de 12 vulcões gigantescos em uma zona de aproximadamente 4 mil quilômetros de largura.
Estes gigantes tendem a ser muito maiores que os da Terra, possivelmente porque Marte tem uma força gravitacional mais fraca que aqui, permitindo que estes fenômenos cresçam mais.
Polo Norte e Polo Sul
Assim como a Terra, Marte também tem duas regiões geladas em seus polos. Ambas possuem composições ligeiramente diferentes e, segundo a sonda Phoenix da NASA em 2008, “as temperaturas perto dos polos norte e sul são tão frias que o dióxido de carbono se condensa na atmosfera em gelo, na superfície.”
Essas diferenças de temperatura influenciam todo o clima marciano.
Cratera Gale e Monte Sharp (Aeolis Mons)
Por conta do pouso do rover Curiosity em 2012, a Cratera Gale ficou famosa principalmente por abrigar evidências de água no local.
O rover tropeçou em um leito de riacho na época e depois descobriu outras evidências de moléculas orgânicas complexas na região.
Medusae Fossae
Um dos locais mais diferentões de Marte, a Medusae Fossae traz especulações de algum tipo de acidente com OVNIS (Objeto Voador Não Identificado).
Entretanto, a explicação mais plausível é que ali seria um enorme depósito vulcânico – cerca de um quinto do tamanho dos Estados Unidos.
Outros estudos afirmam que pode se tratar de imensas erupções vulcânicas que teriam aquecido o planeta e formado essas elevações.
Linhas de declive na cratera Hale
As linhas de declive são características interessantes de Marte que podem se formar nas laterais de crateras como a de Hale quando o clima está mais quente.
Ainda não se sabe ao certo qual a origem e como isso funciona, mas o visual fica incrível!
Dunas Fantasmas
Por ter muito vento, Marte mostra seu poder e também as evidências de que é possível ter contido água em tempos passados.
Por conta destes ventos fortes, dunas fantasmas costumam aparecer e mostram como os ventos são poderosos no Planeta Vermelho.
Há muito o que se explorar em Marte e o planeta é lindo!
Com informações: Space.Com
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui