Twitter hashtags como ferramenta de propaganda paga, entenda o caso

Um dos recursos mais importantes do Twitter, as hashtags, pode acabar sendo transformado em um recurso pago. Entenda o motivo!

Hashtags são um recurso importantíssimo nas redes sociais. Elas te ajudam a organizar eventos, compartilhar suas ideias e encontrar postagens diretamente relacionadas com um tema específico. Mas em breve, no Twitter, as hashtags podem acabar se transformando em um recurso pago.

publicidade
Twitter está transformando hashtags em recurso pago

Twitter está transformando hashtags em recurso pago – Imagem: Alexander Shatov on Unsplash

Hashtags podem virar recurso pago em breve

A informação veio através de um tweet compartilhado pela desenvolvedora, e leaker, Jane Manchun Wong. Na postagem ela compartilhou uma captura de tela mostrando que as hashtags haviam sido transformadas em textos simples, sem os hiperlinks — o diferencial das hashtags é que ao serem clicadas elas levam os usuários para uma seção específica onde é possível ver outras postagens que utilizam a mesma hashtag.

publicidade

O Twitter está trabalhando em um experimento em que #hashtags não são mais links clicáveis

(a menos que o Tweet contenha Hashtags de marca como #OneTeam e #Periscope que as marcas pagam para adicionar um ícone ao lado das hashtags por um tempo para promover coisas)

Não sei para que serve isso…

Segundo a desenvolvedora, hashtags não afiliadas com uma marca aparecem como um texto comum, enquanto pessoas que investirem dinheiro vão poder adicionar um ícone ao lado da palavra-chave, que nesse caso irão funcionar normalmente.

Aparentemente, fazer a busca normal pela palavra-chave agora pode resultar em conteúdos que não tem nada a ver com a hashtag.

Por que o Twitter está mexendo nas hashtags?

Por enquanto, a empresa não se manifestou sobre o caso, mas pelo andar da carruagem essa é uma nova forma do Twitter monetizar sua plataforma, que está sofrendo com a queda no número de anunciantes e a concorrência esmagadora de outras redes sociais, como o TikTok.

Vale lembrar que o Twitter foi a primeira plataforma a usar as hashtags como links clicáveis, da maneira como temos hoje.

Chris Messina, o “inventor das hashtags” reagiu ao tweet de Jane com um simples GIF de um homem fazendo um “não, não, não” com o dedo indicador.

https://twitter.com/chrismessina/status/1579478653548711937?s=20&t=Myjv79u-tam_HkVQWwg1ng

É importante mencionar que embora ele tenha sido o primeiro a propor o uso das hashtags no Twitter, o recurso já era utilizado no IRC, um protocolo de bate-papo na internet criado em 1988, como é mencionado nessa discussão no Quora e no artigo sobre as hashtags na Wikipedia.

Caso venha a de fato acontecer, essa pode ser uma das piores decisões tomadas pela empresa nos últimos anos, capaz de influenciar a experiência dos usuários de uma forma negativa.

O Twitter e todas as redes sociais que temos hoje e que utilizam o recurso, sabem o quão importante são as hashtags para a comunidade. Até mesmo como uma ferramenta para aumentar o alcance dos perfis, participando de trends, por exemplo.

A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.