Twitter hashtags como ferramenta de propaganda paga, entenda o caso
Um dos recursos mais importantes do Twitter, as hashtags, pode acabar sendo transformado em um recurso pago. Entenda o motivo!
Hashtags são um recurso importantíssimo nas redes sociais. Elas te ajudam a organizar eventos, compartilhar suas ideias e encontrar postagens diretamente relacionadas com um tema específico. Mas em breve, no Twitter, as hashtags podem acabar se transformando em um recurso pago.
Hashtags podem virar recurso pago em breve
A informação veio através de um tweet compartilhado pela desenvolvedora, e leaker, Jane Manchun Wong. Na postagem ela compartilhou uma captura de tela mostrando que as hashtags haviam sido transformadas em textos simples, sem os hiperlinks — o diferencial das hashtags é que ao serem clicadas elas levam os usuários para uma seção específica onde é possível ver outras postagens que utilizam a mesma hashtag.
Twitter is working on an experiment where #hashtags are no longer clickable links
(unless the Tweet contains Branded Hashtags like #OneTeam and #Periscope that brands pay to add an icon next to hashtags for a while to promote stuff)
Not sure what this is for… pic.twitter.com/DdcYyDVaNM
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) October 10, 2022
“O Twitter está trabalhando em um experimento em que #hashtags não são mais links clicáveis
(a menos que o Tweet contenha Hashtags de marca como #OneTeam e #Periscope que as marcas pagam para adicionar um ícone ao lado das hashtags por um tempo para promover coisas)
Não sei para que serve isso…”
Segundo a desenvolvedora, hashtags não afiliadas com uma marca aparecem como um texto comum, enquanto pessoas que investirem dinheiro vão poder adicionar um ícone ao lado da palavra-chave, que nesse caso irão funcionar normalmente.
Aparentemente, fazer a busca normal pela palavra-chave agora pode resultar em conteúdos que não tem nada a ver com a hashtag.
Por que o Twitter está mexendo nas hashtags?
Por enquanto, a empresa não se manifestou sobre o caso, mas pelo andar da carruagem essa é uma nova forma do Twitter monetizar sua plataforma, que está sofrendo com a queda no número de anunciantes e a concorrência esmagadora de outras redes sociais, como o TikTok.
Vale lembrar que o Twitter foi a primeira plataforma a usar as hashtags como links clicáveis, da maneira como temos hoje.
Chris Messina, o “inventor das hashtags” reagiu ao tweet de Jane com um simples GIF de um homem fazendo um “não, não, não” com o dedo indicador.
https://twitter.com/chrismessina/status/1579478653548711937?s=20&t=Myjv79u-tam_HkVQWwg1ng
É importante mencionar que embora ele tenha sido o primeiro a propor o uso das hashtags no Twitter, o recurso já era utilizado no IRC, um protocolo de bate-papo na internet criado em 1988, como é mencionado nessa discussão no Quora e no artigo sobre as hashtags na Wikipedia.
Caso venha a de fato acontecer, essa pode ser uma das piores decisões tomadas pela empresa nos últimos anos, capaz de influenciar a experiência dos usuários de uma forma negativa.
O Twitter e todas as redes sociais que temos hoje e que utilizam o recurso, sabem o quão importante são as hashtags para a comunidade. Até mesmo como uma ferramenta para aumentar o alcance dos perfis, participando de trends, por exemplo.
A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.