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Twitter hashtags como ferramenta de propaganda paga, entenda o caso

Hashtags são um recurso importantíssimo nas redes sociais. Elas te ajudam a organizar eventos, compartilhar suas ideias e encontrar postagens diretamente relacionadas com um tema específico. Mas em breve, no Twitter, as hashtags podem acabar se transformando em um recurso pago.

Twitter está transformando hashtags em recurso pago – Imagem: Alexander Shatov on Unsplash

Hashtags podem virar recurso pago em breve

A informação veio através de um tweet compartilhado pela desenvolvedora, e leaker, Jane Manchun Wong. Na postagem ela compartilhou uma captura de tela mostrando que as hashtags haviam sido transformadas em textos simples, sem os hiperlinks — o diferencial das hashtags é que ao serem clicadas elas levam os usuários para uma seção específica onde é possível ver outras postagens que utilizam a mesma hashtag.

O Twitter está trabalhando em um experimento em que #hashtags não são mais links clicáveis

(a menos que o Tweet contenha Hashtags de marca como #OneTeam e #Periscope que as marcas pagam para adicionar um ícone ao lado das hashtags por um tempo para promover coisas)

Não sei para que serve isso…

Segundo a desenvolvedora, hashtags não afiliadas com uma marca aparecem como um texto comum, enquanto pessoas que investirem dinheiro vão poder adicionar um ícone ao lado da palavra-chave, que nesse caso irão funcionar normalmente.

Aparentemente, fazer a busca normal pela palavra-chave agora pode resultar em conteúdos que não tem nada a ver com a hashtag.

Por que o Twitter está mexendo nas hashtags?

Por enquanto, a empresa não se manifestou sobre o caso, mas pelo andar da carruagem essa é uma nova forma do Twitter monetizar sua plataforma, que está sofrendo com a queda no número de anunciantes e a concorrência esmagadora de outras redes sociais, como o TikTok.

Vale lembrar que o Twitter foi a primeira plataforma a usar as hashtags como links clicáveis, da maneira como temos hoje.

Chris Messina, o “inventor das hashtags” reagiu ao tweet de Jane com um simples GIF de um homem fazendo um “não, não, não” com o dedo indicador.

https://twitter.com/chrismessina/status/1579478653548711937?s=20&t=Myjv79u-tam_HkVQWwg1ng

É importante mencionar que embora ele tenha sido o primeiro a propor o uso das hashtags no Twitter, o recurso já era utilizado no IRC, um protocolo de bate-papo na internet criado em 1988, como é mencionado nessa discussão no Quora e no artigo sobre as hashtags na Wikipedia.

Caso venha a de fato acontecer, essa pode ser uma das piores decisões tomadas pela empresa nos últimos anos, capaz de influenciar a experiência dos usuários de uma forma negativa.

O Twitter e todas as redes sociais que temos hoje e que utilizam o recurso, sabem o quão importante são as hashtags para a comunidade. Até mesmo como uma ferramenta para aumentar o alcance dos perfis, participando de trends, por exemplo.

A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso!

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