Twitter lança novo botão de interação; mas funcionalidade é disponibilizada somente no Android
Twitter oferece mudanças para assinantes da versão Blue. Usuários brasileiros especulam chegada da função no Brasil.
Os usuários do Twitter poderão otimizar as funções apresentadas na barra de navegação do aplicativo a partir de agora. A possibilidade está disponível para os assinantes do Twitter Blue que acessam a plataforma no sistema Android.
A princípio, o Twitter promovia esta versatilidade somente para os usuários do sistema iOS. Na prática, é possível fazer o ícone do Spaces, situado no centro da barra de navegação, desaparecer.
A proposta da navegação personalizada é a redução do número de guias exibidas para apenas duas. Por outro lado, o usuário do Twitter pode manter às cinco guias padrão se desejar.
As alternativas são viáveis para quem já está cansado de se perder na busca sobre o Spaces, sendo que o intuito final é acessar as mensagens diretas e notificações.
A rede social deu início aos testes junto à guia Spaces no iOS ainda em 2021. A guia oficial foi lançada para Android somente em maio de 2022. Este é o atrativo da marca, disponibilizado através de uma assinatura mensal de US$ 2,99, o equivalente a R$ 15,84 na conversão direta. Apesar de a assinatura ainda não estar disponível no Brasil, sempre existe essa possibilidade.
Na última semana, o Twitter informou que dará início à inclusão de novas informações no banner que dispõe os espaços ativos no topo da linha do tempo.
Mesmo na falta de uma configuração que consiga desativar integralmente o banner, seja para assinantes ou usuários gratuitos, o recurso mostrará quem tem se hospedado no Spaces, quem compartilhou um Tweet, bem como os tópicos relevantes.
O que é o Twitter Blue?
O Twitter Blue é um serviço de assinatura premium (ainda não disponível no Brasil) que oferece vantagens para o usuário. Ao pagar uma quantia de cerca de R$ 15,00 por mês, o assinante tem acesso a recursos ainda em testes e opções extras, tais como um botão para desfazer tuítes, um sistema de leitura de notícias sem anúncios e personalizações.
Para o The Verge, objetivo do serviço é recompensar quem utiliza bastante a rede social e atrair ainda mais gente. Hoje, estima-se que apenas 25% da base cadastrada no Twitter é responsável por 97% dos tweets, demonstrando a necessidade de trazer de volta a ativa aqueles que deixaram suas contas paradas nos últimos anos.
Lançado em julho de 2021, o Twitter Blue chegou com apenas três recursos. Após uma chuva de críticas pela falta de atrativos, a rede social decidiu se mexer para trazer coisas mais interessantes. Uma das novidades mais celebradas é o Labs, que leva experimentos e recursos em primeira mão para os cadastrados no serviço.
Por enquanto, o serviço é exclusivo dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e ainda não há previsão de chegada ao Brasil. O serviço pode ser comprado no aplicativo do Twitter no iPhone ou celulares Android, além do site para web por meio do sistema de pagamentos da Stripe.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.