Os usuários do Twitter poderão otimizar as funções apresentadas na barra de navegação do aplicativo a partir de agora. A possibilidade está disponível para os assinantes do Twitter Blue que acessam a plataforma no sistema Android.
A princípio, o Twitter promovia esta versatilidade somente para os usuários do sistema iOS. Na prática, é possível fazer o ícone do Spaces, situado no centro da barra de navegação, desaparecer.
A proposta da navegação personalizada é a redução do número de guias exibidas para apenas duas. Por outro lado, o usuário do Twitter pode manter às cinco guias padrão se desejar.
As alternativas são viáveis para quem já está cansado de se perder na busca sobre o Spaces, sendo que o intuito final é acessar as mensagens diretas e notificações.
A rede social deu início aos testes junto à guia Spaces no iOS ainda em 2021. A guia oficial foi lançada para Android somente em maio de 2022. Este é o atrativo da marca, disponibilizado através de uma assinatura mensal de US$ 2,99, o equivalente a R$ 15,84 na conversão direta. Apesar de a assinatura ainda não estar disponível no Brasil, sempre existe essa possibilidade.
Na última semana, o Twitter informou que dará início à inclusão de novas informações no banner que dispõe os espaços ativos no topo da linha do tempo.
Mesmo na falta de uma configuração que consiga desativar integralmente o banner, seja para assinantes ou usuários gratuitos, o recurso mostrará quem tem se hospedado no Spaces, quem compartilhou um Tweet, bem como os tópicos relevantes.
O que é o Twitter Blue?
O Twitter Blue é um serviço de assinatura premium (ainda não disponível no Brasil) que oferece vantagens para o usuário. Ao pagar uma quantia de cerca de R$ 15,00 por mês, o assinante tem acesso a recursos ainda em testes e opções extras, tais como um botão para desfazer tuítes, um sistema de leitura de notícias sem anúncios e personalizações.
Para o The Verge, objetivo do serviço é recompensar quem utiliza bastante a rede social e atrair ainda mais gente. Hoje, estima-se que apenas 25% da base cadastrada no Twitter é responsável por 97% dos tweets, demonstrando a necessidade de trazer de volta a ativa aqueles que deixaram suas contas paradas nos últimos anos.
Lançado em julho de 2021, o Twitter Blue chegou com apenas três recursos. Após uma chuva de críticas pela falta de atrativos, a rede social decidiu se mexer para trazer coisas mais interessantes. Uma das novidades mais celebradas é o Labs, que leva experimentos e recursos em primeira mão para os cadastrados no serviço.
Por enquanto, o serviço é exclusivo dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e ainda não há previsão de chegada ao Brasil. O serviço pode ser comprado no aplicativo do Twitter no iPhone ou celulares Android, além do site para web por meio do sistema de pagamentos da Stripe.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui