O Twitter recuou após uma de suas piores decisões de produto nos últimos tempos: uma linha do tempo gerenciada por algoritmos como padrão em vez de respeitar a opção do usuário pela modalidade com algoritmos ou em ordem cronológica. A mudança no Feed causou a maior polêmica na internet.
A mudança, que foi disponibilizada primeiro no iOS semana passada e deveria chegar “em breve” no Android e na web, dificultou e muito a visualização dos tweets em ordem cronológica.
Após uma reação negativa significativa, a empresa anunciou que reverteria a atualização e tudo continuaria como antes.
“Nós ouvimos vocês, alguns de vocês sempre querem ver os tweets mais recentes primeiro”, disse o Twitter em um tweet em sua conta de suporte. “Mudamos a linha do tempo de volta e removemos a experiência com guias por enquanto enquanto exploramos outras opções.”
We heard you –– some of you always want to see latest Tweets first. We've switched the timeline back and removed the tabbed experience for now while we explore other options. https://t.co/euVcPr9ij6
— Support (@Support) March 14, 2022
Twitter sofre pressão de usuários
Alguns usuários compartilharam críticas à mudança quase imediatamente após o anúncio de 10 de março. O feed inicial fora de sequência pode, às vezes, ficar confuso – especialmente para pessoas que usam o Twitter para atualizações durante um evento de notícias de última hora, como a guerra na Ucrânia.
Dois executivos da rede social notaram as respostas vindas dos usuários e comunicaram já estar trabalhando no problema. A mudança ainda deve acontecer, mas não acontecerá conforme o planejado.
“Levamos o feedback a sério e, neste caso, ouvimos que o novo Home & Latest fixado não estava dando a você o nível de controle sobre sua linha do tempo que você deseja”, disse Shaokyi Amdo, porta-voz do Twitter.
The constant forced reversion to the home timeline is Twitter’s worst product decision in ages. I’m here for the latest tweets, not the greatest tweets!
— Casey Newton (@CaseyNewton) March 12, 2022
No entanto, com base no que os executivos disseram, parece que o Twitter pode estar investigando outras possíveis mudanças na linha do tempo no futuro.
“Dar às pessoas escolha e controle sobre sua experiência no Twitter é super importante”, disse o recém nomeado vice-presidente de produtos de consumo do Twitter, Jay Sullivan em comunicado.
Sullivan acrescentou que esperava que a plataforma pudesse alcançar “um bom equilíbrio para todos”.
Instagram sofre com o mesmo problema
Muitas plataformas de mídia social, incluindo o Instagram, estão explorando e mudando para opções alternativas de linha do tempo que exibem conteúdo com base em algoritmos que decidem o que os usuários gostariam de assistir e em que ordem.
As postagens não vistas no Instagram, por exemplo, passam por um sistema de classificação e filtragem que decide em que ordem são exibidas (se não forem removidas por violações primeiro).
O Instagram também prometeu reintroduzir uma opção de feed cronológico que mostrará as postagens mais recentes no topo para o usuário decidir qual modo prefere.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui