A Uber começou a semana anunciando mudanças na plataforma. O aplicativo será incrementado com o recurso “U-Selfie” que solicitará aos passageiros uma foto do próprio rosto antes de iniciar uma viagem.
No entanto, esta será uma exigência exclusiva para quem solicitar viagens e optar pelo pagamento em dinheiro. E também para aqueles usuários que não possuírem dados de cobrança digital registrados no aplicativo, como um cartão de crédito ou débito.
A princípio, a funcionalidade foi implementada como um projeto piloto. A necessidade deste teste foi identificada após a Uber submeter os motoristas do aplicativo a pesquisas internas a respeito dos recursos de segurança.
Objetivo da selfie na Uber
O clamor pela inclusão da selfie foi atendido com o objetivo de registrar a imagem da pessoa que fez o pedido de uma corrida para pagar no dinheiro. Esta foi a maneira encontrada, ainda que provisoriamente, de oferecer mais segurança aos motoristas do aplicativo diante da garantia de recebimento pelo serviço prestado.
Hoje, o passageiro que solicita uma corrida e, por alguma razão não consegue efetuar o pagamento, tem a possibilidade de pagar o valor na próxima viagem. Esta possibilidade está condicionada à decisão do motorista, considerando que é ele quem deve fazer o registro do pagamento ao concluir uma viagem.
Entretanto, muitos motoristas se sentem desvalorizados com essa alternativa e não concordam em receber depois. Este posicionamento está relacionado ao fato de que, por vezes, nota-se que muitos passageiros se aproveitam desta oportunidade e agem de má fé para obter o serviço e se esquivar do pagamento.
É importante explicar que a selfie registrada pelo passageiro não chegará ao conhecimento do motorista, sendo armazenada somente no banco de dados central da Uber. A imagem possibilitará consultas posteriores de autoridade se necessário.
De acordo com a gerente de Operações para Segurança da Uber, Araceli Almeida, esta é apenas mais uma maneira de oferecer conforto e proteção nas viagens feitas pela plataforma: “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo”.
Neste sentido, a selfie será implementada como uma camada adicional de verificação do CPF dos usuários, método que já é realizado há anos para complementar a verificação dos documentos. Todas as funcionalidades visam a tranquilidade de ambas as partes.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui