UE quer proteger os usuários contra as Big Techs e padrão poderá se replicar no mundo
A União Europeia quer implementar um único carregador de telefone como padrão em toda a região. A Apple que se cuide!
A União Europeia (UE) já vem em uma batalha em defesa dos consumidores há anos, sobre as más práticas que algumas empresas exerciam sobre os conectores de alguns aparelhos eletrônicos. Parece que ela resolveu dar um fim nesta situação de uma vez por todas, implementando um único carregador de telefone como padrão em toda a região.
União Europeia quer padrão único de carregador
A medida de estabelecer uma porta de carregador padrão para telefones celulares, tablets e fones de ouvido afeta principalmente a Apple que pode ter de abandonar seu conector Lightning em favor do USB-C mais presente na União Europeia, e no restante do mundo.
Os órgãos reguladores da UE vem tentando estabelecer esse padrão único de carregadores por mais de uma década, citando os volumes substanciais de lixo eletrônico criado por carregadores não utilizados e a frustração experimentada por usuários de Android e iPhone que exigem cabos separados para dispositivos diferentes.
Mas, parece que a conversa chegou ao fim com os representantes dos fabricantes e comentaram o quao insatisfeitos estavam com a incapacidade deles em chegar a uma solução conjunta, agora estando preparada para forçar a mão delas por uma força de Lei.
Luta da UE pela padronização ao longo dos anos
Por mais de uma década a UE transmitiu suas preocupações à indústria e, em 2009, parecia que um avanço finalmente havia sido alcançado quando a Nokia, Sony Ericsson, Motorola e a Apple se comprometeram a utilizar o padrão MicroUSB para todos os novos telefones celulares até 2011.
Mesmo assim, várias empresas agora mudaram para USB-C, enquanto a Apple decidiu seguir sua rota proprietária lançando o conector ‘Lightning’ com o iPhone 5 em 2013.
Isso faz com que a empresa seja desproporcionalmente impactada pela adoção do USB-C, já que vai ter que passar a fabricar uma versão exclusiva de seus produtos para a Europa ou adaptar o design para todas as regiões do mundo.
A Apple se opõe, alegando que o descarte de cargas obsoletas do Lightning resultará em uma enorme quantidade de lixo elétrico. Mas a UE argumenta que um carregador universal reduzirá o lixo eletrônico em escala global porque todos os cabos serão intercambiáveis entre os dispositivos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.