A missão Artemis está cada vez mais perto de se concretizar! Agora, a NASA recebeu o foguete SLS, que será responsável por propulsionar a espaçonave Orion.
V(indo) aí – NASA se prepara para lançamento!
Quarta-feira (17), o foguete do Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion para a missão Artemis I chegaram no topo do Complexo de Lançamento da NASA.
Na Flórida, após uma viagem de 10 horas vinda do Edifício de Montagem de Veículos, o foguete foi recebido com alegria pelos funcionários da agência espacial.
O próximo (e primeiro passo) da missão Ártemis está marcado para o dia 29 de agosto – está quase lá!
Neste primeiro lançamento à Lua não haverá tripulação, apenas alguns produtos e mantimentos, além dos cientistas, observando como está o funcionamento dos sistemas mecânicos do foguete.
A previsão é que sejam 6 semanas de testes e, dependendo dos resultados, as próximas etapas sejam ainda mais complexas.
Depois de mais de 50 anos sem voltar à Lua, o projeto Artemis quer ir além do que levar pessoas de volta ao nosso satélite natural, mas conseguir chegar mais perto de Marte e também saber mais sobre deslocamentos tripulados no espaço.
Curiosidades sobre o Projeto Artemis
Já com um cronograma robusto e cheio de atualizações, o Projeto Artemis leva este nome por conta da deusa grega que é irmã de Apollo – nome da primeira missão que levou o homem a pisar na Lua.
Agora, a NASA quer levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra para o satélite. Além disso, o Artemis é um projeto que faz parte de outro grande projeto: o Moon to Mars.
O projeto “da Lua a Marte” (tradução literal) tem o objetivo de levar astronautas a Marte até 2040 – e fazer da Lua uma de nossas bases espaciais.
Outra curiosidade é que o SLS tem o tamanho de um prédio de 32 andares! E fazer este envio com a aeronave Orion é um feito para os cientistas do espaço.
Serão quase mil quilômetros sobrevoados na superfície lunar e os astronautas terão a missão de implementar pequenas espaçonaves tanto na Lua, quanto em sua atmosfera.
O investimento da missão Artemis já custou mais de 40 bilhões e não faz parte somente da NASA. Outras agências espaciais como a Agência Nacional Europeia, da União Europeia, também são parceiras do projeto.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui