O tempo não passa, ele galopa. Lembro como se fosse ontem o dia em que a Microsoft lançou oficialmente o seu mais novo sistema operacional (OS) com para substituir o Windows 10, mas parece que nem tudo saiu como planejado e hoje, mais de um ano depois de o Windows 11 estar no mercado, o sistema luta para ficar em segundo lugar.
Mais de um ano de Windows 11
Lançado em 5 de outubro de 2021, o Windows 11 ainda não é, nem de longe, o sistema operacional preferido dos donos de PC.
Mesmo com o upgrade gratuito que a Microsoft resolveu dar para pessoas que já tinham o Windows anterior, mesma estratégia utilizada quando o Windows 10 foi lançado, diversas barreiras impediram que ele se popularizasse adequadamente.
Mas será que é agora um bom momento para instalar e testar o novo, já nem tão novo assim, sistema operacional da empresa?
Windows 11 luta para ficar em segundo lugar
Recorrendo ao StatCounter, uma plataforma que traz métricas sobre diferentes sistemas e aplicativos usados na internet, é possível ver a porcentagem de pessoas utilizando os sistemas da Microsoft no último ano.
No gráfico é possível ver que das pessoas utilizando um sistema operacional Windows em setembro de 2022, 71.82% delas estavam rodando Windows 10, fazendo dele o campeão absoluto da categoria.
Enquanto isso, a versão mais nova, o Windows 11, está pouco à frente do terceiro lugar, o famigerado Windows 7. A porcentagem dos dois foram 13.61% e 10.63%, respectivamente.
Vale lembrar que o Windows 7 foi disponibilizado para o público em 2009 e virou um ícone dos sistemas operacionais.
O que impede as pessoas de instalarem o sistema?
O Windows 11 veio com a promessa de entregar uma experiência completamente nova para os usuários do Windows, mas pelo menos no seu lançamento a única mudança significativa havia sido na aparência, que a propósito não agradou todo mundo.
Como se já não bastasse isso, os usuários ficaram ainda mais desanimados com a nova versão ao descobrirem que ele vinha, e ainda vem, cheio de restrições para a instalação, com um número absurdo de computadores listados como não compatíveis. Sem contar a quantidade absurda de bugs.
Hoje, depois de um ano, o sistema evoluiu bastante e a empresa trouxe novos recursos e corrigiu diversos problemas, o que fez com que o Windows 11 melhorasse consideravelmente. Mesmo assim, a maior dor de cabeça dos usuários continua, a compatibilidade de hardware.
Windows 11 ainda é pouco utilizado tanto por consumidores quanto por empresas
Segundo a Lansweeper, uma plataforma do mercado de TI que ajuda companhias a escolherem as melhores soluções para os seus negócios, mais de 40% dos usuários do Windows ainda não conseguem instalar o Windows 11 devido a alguma exigência mínima. Seja ele o módulo de segurança TPM, não presente na maioria dos computadores e notebooks antigos, processador incompatível ou até quantidade insuficiente de memória RAM.
Também é necessário considerar que existe muito pouco, ou nenhum motivo para uma pessoa que esteja rodando o Windows 10 passar para o 11, já que na questão de funcionalidade ambos são praticamente iguais.
O resultado de todos esses fatores é que o Windows 11, até agora, só foi instalado em apenas 3% dos PCs de consumo desde o seu lançamento, de acordo com dados da Lansweeper, e só em 2.5% dos computadores em empresas.
É importante notar que os dados da StatCounter e da Lansweeper não são os mesmos, já que suas fontes e metodologias diferem, mas ambos apontam para a baixa adesão ao Windows 11 como sistema operacional de computador.
Fontes: StatCounter, Lansweeper
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui