O Google Fotos é uma ótima saída para quem quer liberar espaço no armazenamento do celular sem perder suas lembranças. Porém, recentemente, muitos usuários perceberam que as fotos mais antigas armazenadas no serviço da Google apresentaram um bug bizarro que está danificando algumas imagens.
O problema foi identificado em fotos armazenadas há mais de cinco anos no serviço de hospedagem da Google.
As fotos em questão sofreram com o aparecimento de marcas estranhas, contornos bizarros e outros elementos que caracterizam algum nível de dano dos arquivos.
Uma possível explicação é que houve um bug no processo de transferência dos servidores do Google para o aplicativo Google Fotos. Este bug poderia estar corrompendo os arquivos e fazendo com que algumas das imagens percam pixels ou sofram algum tipo de deformação.
O que causou o problema no Google Fotos?
Usuários começaram a notificar o problema nos últimos dias em fóruns e nas páginas de suporte da própria Google. Até o momento, a empresa ainda não se manifestou sobre o problema.
A notícia “boa” é que os arquivos originais, armazenados nos servidores da Google, aparentemente não foram danificadas. Ou seja, o problema ocorre na transição entre os servidores.
Isso quer dizer que a Google mantém as fotos não corrompidas em seus servidores. Resta saber como será feito o backup delas, para garantir que o usuário tenha acesso aos arquivos originais sem que a transição cause maiores problemas.
Também é bom ressaltar que o problema não é geral. Ou seja, muita gente com fotos de 2013 a 2015 armazenadas no Google Fotos não identificou nenhum problema em suas imagens.
A verdade é não haver nenhum tipo de padrão identificável: do mesmo modo que há usuários sendo afetados, outros não tiveram nenhum tipo de problema. Além disso, as fotos afetadas podem estar ou mais, ou menos corrompidas.
Como resolver o problema?
Considerando que o problema não afeta a todos os usuários, até o momento não existe uma solução oficial para o ele. Porém, algumas pessoas que tiveram suas fotos corrompidas descobriram que limpar o cache do Google Fotos poderia resolver o problema.
O procedimento para limpar o cache do aplicativo é bastante simples:
- No Android: acesse Configurações > Aplicativos > Fotos > Armazenamento > Limpar Cache;
- No iPhone: acesse Configurações > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos > Descarregar aplicativo.
Antes de seguir este procedimento, porém, verifique a sua galeria do aplicativo. Pode ser que suas fotos nem tenham sido afetadas pelo bug. Neste caso, pode continuar utilizando o aplicativo sem problemas.
Com informações: Phone Arena, Google Support
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui