Usar a Internet das coisas é uma realidade para cada vez mais pessoas, e é sobre isso que falaremos hoje em nosso artigo. Se você quer entender mais sobre este conceito e ver itens que pode transformar sua vida a partir de agora, então fiquei por aqui até o fim!
O que é a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas (IoT) é basicamente uma rede de objetos físicos, chamados de “coisas”, que são conectados à internet e podem trocar dados e informações entre si.
Esses objetos podem ser de qualquer tipo, desde eletrodomésticos até carros e equipamentos industriais. Além disso, eles são considerados “inteligentes”, ou trazem o nome smart. Sim, a sua televisão e o seu celular são precursores dessa revolução.
No entanto, a IoT está revolucionando a forma como vivemos e trabalhamos. Com ela, podemos controlar e monitorar objetos remotamente, automatizar tarefas e coletar dados para melhorar nossos processos de forma que nem imaginávamos.
➜ Casa Inteligente: 10 Dispositivos que você precisa ter.
Quais são as vantagens e desvantagens de usar a Internet das Coisas?
Como toda tecnologia revolucionária, é inegável que há benefícios e pontos que não são tão positivos na hora de usar a inteligência das coisa. Então, abaixo listamos vantagens e desvantagens que o uso dessa tecnologia pode trazer:
- Automatização de tarefas: A partir de objetos inteligentes, você pode automatizar tarefas que antes você mesmo tinha que fazer, como, por exemplo, apagar as luzes da casa ou varrer o chão;
- Aumento da segurança: com câmeras que se conectam ao smartphone, você consegue não apenas monitorar, como também controlar objetos, o que pode ajudar na sua segurança;
- Melhoria da experiência do usuário: alguns objetos não apenas atuam sozinhos, como também se adaptam às necessidades individuais. Isso resulta em uma melhora até mesmo na forma como o seu dia flui.
Desvantagens:
- Segurança: com tanta conexão à internet, e praticamente nenhum firewall, uma rede de internet das coisa pode ser um alvo de ataques cibernéticos;
- Privacidade: pense em aparelhos que vão da sua mão até o banheiro que estão conectados à internet, muitos deles incluem câmeras… Bem, sem você perceber, esta rede pode coletar uma grande quantidade de dados sobre as pessoas;
- Impacto ambiental: já pensou no custo de manter todos os objetos conectados 24 por dia, durante todo o mês? Para quem tem um projeto completo em casa, a IoT pode aumentar o consumo de energia e os resíduos eletrônicos.
➜ Alexa 2024: Ficha Técnica, Preço e Novidades!
Como usar a Internet das Coisas?
A IoT se encaixa em diferentes setores da vida das pessoas, por isso está se tornando mais importante para a sociedade.
É comum que a gente pense apenas em itens domésticos, mas além de proporcionar uma casa inteligente, é possível obter ganhos na sua saúde.
A partir de smartwatches, por exemplo, você tem acesso a informações sobre hidratação, o quanto andou, seus batimentos cardíacos. Estes detalhes podem te ajudar a se prevenir de hábitos ruins, ou se cuidar melhor ainda, monitorando como você se comporta.
Graças à IoT, fica mais fácil administrar questões logísticas, facilitando o rastreio de mercadorias e melhorando a eficiência das operações da empresa.
E claro, a indústria também ganha com máquinas e ferramentas pesadas trabalhando com cada vez mais precisão, e de forma autônoma.
5 itens que vão transformar a sua vida a partir de hoje
Como falamos no início, trouxemos 5 itens que já estão disponíveis no mercado e podem transformar a sua vida a partir de hoje:
- Smartwatch: o smartwatch é um relógio inteligente, de modo que ele é incrível para monitorar atividades físicas, receber notificações e até mesmo realizar chamadas telefônicas;
- Câmera de segurança inteligente: segurança é a preocupação de muitas famílias, portanto, investir em uma câmera de segurança inteligente pode ser uma ótima forma de manter os olhos em sua casa ou empresa de qualquer lugar;
- Carro conectado: embora seja menos comum dentre a nossa lista, o carro conectado pode receber atualizações de software, informações sobre o trânsito e até mesmo assistência em caso de acidente;
- Forno inteligente: para você que adora um quitute, o forno inteligente pode ser programado remotamente e pasme, ele pode até sugerir receitas;
- Robô aspirador: e a vida está mais fácil para quem passava bons minutos de seu dia apenas varrendo ou aspirando a casa. Isso porque o robô aspirador pode limpar sua casa sozinho, sem que você precise fazer nada.
Hoje vimos como é possível usar a Internet das Coisas, e mesmo que ainda esteja em seu estágio inicial, ela tem o potencial de revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos.
De todo modo, conforme a tecnologia continua a se desenvolver, veremos ainda mais aplicações inovadoras da IoT em nossas casas, empresas e vidas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui